Ilhéus: PDT tenta fortalecer quadros para 2016


Ruy Carvalho recebeu convite do PDT.
Ruy Carvalho recebeu convite do PDT.

O PDT ilheense, que tem como presidente o advogado Fernando Hughes, vem se articulando para lançar candidatura própria em 2016. Segundo informações, o médico Ruy Carvalho, que já foi candidato a prefeito de Ilhéus, foi convidado para se filiar ao partido, mas ainda não respondeu ao convite.

O partido busca outros nomes, que possam representar uma renovação na sucessão ao prefeito Jabes Ribeiro.

Está prevista para o 1º semestre a eleição para formação do diretório municipal. Contudo, a turbulência na esfera estadual pode empurrar esse processo para o 2º semestre, já que há burburinho da saída do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, para o PL (partido em formação), bem como a de outros deputados da sigla.

O PDT também vem se movimentando na atração de quadros para eleição a vereador. Lembrando que o partido possui um dos mais combativos vereadores, o advogado Cosme Araújo. Quadro que tem estatura tanto para disputar a prefeitura como para buscar sua reeleição a novo mandato de vereador.

Outro fato é que a saída do partido da base do governo petista no Estado da Bahia, coloca o partido em Ilhéus também na oposição, já que o Deputado Federal Félix Mendonça, fiador da Comissão Provisória no município, foi obrigado a romper em razão da eterna política “venha a nós” do Partido dos Trabalhadores.

Com isso, tendo o PDT um candidato de peso, estará na disputa pelo Palácio Paranaguá pelo campo das oposições e quem sabe até com uma ajudinha de ACM Neto que vem se destacando na Administração Soteropolitana e assombra os petistas tanto que passaram a exigir que os partidos apenas apoiem o Governo do Estado, justamente para isolar o prefeito de Salvador e, com isso, tentar lhe derrotar em 2016. A disputa pro prefeituras começou cedo para o PT.