Federação Baiana promete vistoria rigorosa em estádios


Estádio Mário Pessoa em Ilhéus vai ser vistoriado no sábado (17).
Estádio Mário Pessoa em Ilhéus vai ser vistoriado no sábado (17). Foto Jamesson Araújo

Os clubes do interior do estado tem dois dias para colocar seus estádios em condições de sediar as partidas do Campeonato Baiano, que terá início em 1º de fevereiro. As vistorias nas praças esportivas e o prazo para a obtenção dos laudos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar se encerrarão neste sábado, 17.

Na segunda-feira, 19, com a documentação da avaliação final dos estádios, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) finalizará a tabela da competição. No momento, são conhecidos todos os confrontos, com datas e times mandantes dos jogos. Falta, no entanto, saber onde ocorrerão as partidas. A questão é que, dos 12 times do Baianão-2015, só os três de Salvador, Bahia (que joga na Fonte Nova), Vitória (no Barradão) e Galícia (em Pituaçu), além do Vitória da Conquista, já possuem o mando de campo aprovado pelos laudos.

“No dia 20 (terça-feira), publicaremos a tabela. E não restará nenhuma pendência. Os clubes que não tiverem os laudos aprovados terão os mandos de campo indicados pela federação. Depois da publicação da tabela, aqueles que quiserem mudar seu mando precisarão procurar a federação para provar que seus estádios já estão em condições de sediar jogos oficiais com uma antecedência mínima de oito dias úteis da realização da partida”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF.

Nesta edição, participam Bahia, Vitória, Serrano, Colo Colo, Jacuipense, Jacobina, Vitória da Conquista, Feirense, Bahia de Feira, Galícia, Juazeirense e Catuense.

COLO COLO

Nesta segunda-feira (13), a prefeitura municipal de Ilhéus, responsável pelo estádio Mário Pessoa, informou que o novo sistema de iluminação passou pelo seu segundo teste na última sexta-feira, 09 de janeiro. Segundo o secretário municipal de desenvolvimento urbano, Isaac Albagli, o teste foi um sucesso e acabou de vez com os problemas de baixa tensão da corrente elétrica, que atrapalhavam o funcionamento de todos os refletores ao mesmo tempo. O empecilho foi equacionado pela Coelba, que acompanha a instalação. Agora, os técnicos da prefeitura trabalham no ajuste do foco dos refletores, última etapa do trabalho.

A nova iluminação é composta por 64 refletores, distribuídos em quatro torres, que possibilitará a transmissão dos jogos pelas emissoras de televisão.Segundo Roberto Andrade, Diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, o trabalho de melhoria no estádio conta também com um cuidado especial com o gramado, que passa por roçagem periodicamente, além de receber adubo e outros insumos frequentemente.

Fora do gramado, os vestiários, incluindo o dos árbitros, e banheiros passam por retoques, como a colocação de mictórios de inox, a troca de azulejos e cerâmicas que estavam danificadas, além de ganharem piso emborrachado. Roberto Andrade lembra também que toda a arquibancada foi pintada e os tanques d’água foram trocados, melhorando a armazenagem de água do estádio.