Os bastidores do aumento do IPTU


iptu-abusivoOntem (23), a câmara de Ilhéus aprovou com a segunda votação, o projeto do aumento do IPTU e a criação da taxa de Lixo, que começam a valer já em janeiro de 2015.

Dos 19 vereadores, 11 votaram a favor: Nerival (PC do B), Luiz Carlos Escuta (PP), Ivo Evangelista (PRB), Valmir Freitas (SDD), Roque do Sesp, Raimundo do Basílio (PMDB), Aldemir Almeida (PSB), Rafael Benevides (PP), Gilmar Sodré (PMN), James Costa (PMN) e Tarcisio Paixão.

Votaram contra cinco vereadores : Lukas Paiva (PMN), Alisson Mendonça(PT), Dero (PT), Fábio Magal (PSC) e Gurita (PP). Já o vereador Cosme Araújo se absteve de votar, e o vereador Roland Lavigne não compareceu a sessão.

O que chamou atenção é que o Partido Progressista, do prefeito Jabes Ribeiro que mantém três vereadores no legislativo ilheense, encaminhou um requerimento à presidência da câmara, informando que o voto dos vereadores do partido acompanharia pela aprovação do projeto. O vereador Gurita, do partido Progressista, mais uma vez votou contra, contrariando o partido e o prefeito Jabes Ribeiro.

O vereador Alisson Mendonça, líder da oposição, anunciou que impetrou um mandado de segurança contra o presidente do legislativo, Josevaldo Machado (Dr. Jó), pleiteando a suspensão do trâmite legislativo do projeto de lei nº 87/2014, declarando a ineficácia da primeira sessão.

Isso, segundo o vereador, objetivando garantir seu direito de vista, que a Comissão de Finanças, Orçamentos, Obras e Serviços Públicos da câmara, possa emitir parecer em separado.