Ilhéus tem tudo a ver com turismo, só os governantes que não descobriram


Por Jamesson Araújo

2014-11-30 11
Praia do Norte – Ilhéus

Pense numa cidade que, apesar de mal cuidada, mal tratada, ainda assim consegue mostrar seus dotes naturais, com uma beleza descomunal. Sim, estamos falando da nossa Ilhéus.

Infelizmente, sobra incompetência por parte dos gestores municipais, que faltam fazer o trabalho simples de manutenção da área histórica da cidade, além de limpeza nas praias.

Essa foi a sensação de um turista, exposta por um turista, em contato com a nossa redação. Ele relatou que, ao explorar a cidade durante todo o sábado, e ao sentar na escada, ao pé da catedral, sentiu o mau cheiro de fezes, e tropeçou em buracos e restos de material de construção, abandonados pela prefeitura na principal praça da cidade.

A praia da avenida Soares Lopes, está empesteada de lixo e baronesas há 15 dias, e, por enquanto, sem nenhum sinal de que a prefeitura vá limpar a sujeira. Vale ressaltar, já estamos na boca do verão, época em que a movimentação turística local atinge seu ápice.

Ao andar pela calçada em frente ao restaurante Gabriela, ele afirma ter visto a lama que toma conta do local. Ironicamente logo ali, há menos de 10 metros da residência do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano. Já no outro lado, no calçada que percorre toda Soares Lopes, os buracos e pedras soltas insistem em se multiplicarem.

Uma vergonha sem tamanho!

O governo não consegue alavancar um simples projeto para readequar as avenidas Soares Lopes, Lomanto Junior, e Litorânea, principalmente a orla norte, completamente abandonada. Não estamos falando de grandes obras, mas de limpeza e paisagismo. O projeto Orla Sul até hoje não foi concluído, e lá se vão 10 anos.

O governo precisa se conscientizar que os pequenos trabalhos são necessários e devem ser feitos diariamente, e que tais vão resolver pequenos problemas que podem mudar a imagem da cidade. Mas o desgoverno sonha e tenta projetos utópicos, que demoram a sair, e esquece o seu dever simples, que é manter a casa limpa e organizada.

Desde o aniversário da cidade, o especialista e prefeito Jabes Ribeiro, anunciou a desapropriação da Coelba, do prédio do antigo hospital Santa Isabel e reforma da central de abastecimento do Malhado e do teatro Municipal de Ilhéus. Mas pouquíssima coisa saiu do papel. Apenas a reforma feita a “facão” no prédio do antigo colégio General Osório.

Talvez o prefeito tenha que ir em alguma cidade turística, e não precisa ir longe, aqui perto, no município de Cairú, que vem se destacando com o Morro de São Paulo, ou até mais perto como em Canavieiras, onde o atual gestor que se elegeu no mesmo período de Jabes, vem fazendo um trabalho exemplar.

Apesar de ter amenizado a buraqueira, Ilhéus vive ainda com problemas nas suas principais artérias rodoviárias, que são porta de entrada da cidade, como a rua da linha, av. Proclamação (hoje Sá Barreto). Essa última com buracos criminosos, além de quebra mola deteriorado, que fazem jus ao nome. Tudo isso há poucos metros da casa do especialista e prefeito Jabes Ribeiro, que reside supostamente no Jardim Savoia.

Ilhéus, não pode viver só de esmola do governo estadual, pois cadê a verba das multas? E a sobra dos R$ 21 milhões que Ilhéus recebe mensalmente? Cadê os recursos dos impostos municipais?

Há quem garanta que o prefeito vem guardado dinheiro, que o valor da poupança ultrapasse mais de R$ 40 milhões, que será usado em 2015, para melhorar a imagem do governo e da administração do prefeito Jabes para as eleições de 2016.

Ao invés de melhorar a imagem da cidade, o prefeito está preocupado em melhorar a imagem eleitoral de seu governo com notícias fictícias. Tudo isso por amor a Ilhéus, carinho e respeito.