Vereador Lukas Paiva apresenta projeto para instalação de boca de lobo inteligente em Ilhéus


Vereador Lukas Paiva.
Vereador Lukas Paiva.

O vereador Lukas Paiva apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 084/2014 que dispõe sobre a Implantação de “bocas de lobo inteligentes” nos logradouros do de Ilhéus, como forma de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas e mau cheiro que vem tirando o sossego dos munícipes. O projeto foi uma iniciativa dos alunos do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev).

No projeto o vereador explica que trata-se de sistema composto por um filtro e um software, este último para identificar e gerenciar a situação dos bueiros e bocas de lobo. O filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido. Cada cesto contém um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade para a limpeza da cidade.

Segundo Lukas Paiva, Ilhéus necessita de uma mudança das atuais bocas de lobo, principalmente em pontos de alagamentos em alguns locais da cidade, gerando despesas absurdas com a limpeza, que é de difícil gestão, geram entupimentos, mau cheiro e doenças para a população.

O produto vem sendo testado com sucesso em algumas subprefeituras de São Paulo e em cidades do interior, que tem um gasto mensal de 150 mil reais com a instalação de 15 mil bueiros, investimento que seria muito menor em Ilhéus, cidade de médio porte.  Outra visão da instalação é que o material retirado dos bueiros inteligentes terá um destino melhor: a reciclagem.

Veja como funciona a boca de lobo inteligente :