Ilhéus: Samu funciona com apenas uma ambulância, e mulher morre por falta de atendimento.


Ambulância  no pátio do Samu batida a mais de um mês.
Ambulância no pátio do Samu batida a mais de um mês.

Mais uma vez o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), funciona precariamente em Ilhéus. Durante esse final de semana, o serviço funcionou apenas com apenas uma ambulância, diminuindo a capacidade de socorro aos ilheenses necessitados.

exclusivoSegundo relatos de servidores, a situação é preocupante, já que, das quatro novas ambulâncias que chegaram no final de 2013, apenas duas estão rodando.

O reflexo da falta de capacidade de atendimento do Samu se deu neste domingo, quando vizinhos de Jociane Nascimento, ligaram pedindo socorro, depois que ela teve complicações de saúde. A atendente falou que não tinha ambulância naquele momento. A mulher teve os primeiros socorros feitos pelos vizinhos, e acabou vindo a óbito no Hospital Regional Luiz Viana Filho.

Ilhéus possui oito ambulâncias. Uma está em Jequié há mais de um mês para revisão, duas estão batidas, uma é para atender os distritos, a única disponível é uma avançada que está no pátio realizando atendimento Outras três estão em Itabuna no concerto, segundo informações, já prontas, há mais de um mês.

“A única ambulância disponível é avançada, que atende casos de extrema urgência, como infarto. Por isso, os médicos não deixam ela sair, só em caso graves”, afirmou um servidor.

Hoje pela manhã, depois da referida morte, uma ambulância que atende o interior do município, foi deslocada para atender a sede, somando-se a essa única ambulância no pátio.

Não é a primeira vez no atual governo que acontece o mesmo problema. Em 2013, o Blog Agravo denunciou situação similar. ( Clique aqui para ler )

Mais uma vez questionaremos: Para onde está indo o dinheiro da secretaria de Saúde de Ilhéus, que é verba carimbada e cai certinho todo mês?

Enquanto o prefeito Jabes Ribeiro tentar passar uma imagem de governabilidade, a realidade é que sobra incompetência em todas as áreas administrativa de Ilhéus.