Fenopo atraiu estudantes e empreendedores a Faculdade de Ilhéus


Feira de negocio foi um sucesso
Feira de negócios foi um sucesso. Um dos stands mais visitados foi o cerveja Heineken.  Foto de Ed. Ferreira.

Milhares de pessoas, entre estudantes, empreendedores e a comunidade em geral, visitaram a IX Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, na sede da instituição. O evento contou com palestras, oficinas, minicursos, exposições e shows. Na abertura, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Wagner Chieppe, considerado um dos mais modernos empresários do país, proferiu palestra sobre o tema Governança Corporativa, no auditório Professora Adélia Melo, que ficou literalmente lotado. Após a palestra show da banda Luiz Bob e os Gonzaga.

 A Fenopo tem como objetivo oferecer um espaço para alunos empreendedores mostrarem seus produtos, idéias e projetos. A feira foi aberta pelo diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, e contou com as presenças da diretora acadêmica Sandra Milanesi, da secretária de Educação, Marlúcia Mendes Rocha – que representou o prefeito Jabes Ribeiro,  as coordenadoras do evento, Cristiane Nunes e Juliana Argolo, Marcelo Santos Costa, gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, e Clébson Galdino da Silva, gerente-geral Caixa Econômica Ilhéus. Também compareceram Bruno Macedo Moura, gerente-geral da Caixa Econômica Ag. Jorge Amado, Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus, e Roberto Garcia, secretário municipal de Indústria e Comércio.

Durante a solenidade de abertura, o diretor da Faculdade, Almir Milanesi, declarou que “o empreendedorismo apresenta-se como uma ferramenta  de inovação acadêmica empresarial, que fortalece o espírito de liderança dos jovens brasileiros frente ao mercado tão competitivo”. Por sua vez, a coordenadora Cristiane Nunes, no seu pronunciamento, disse que “é muito gratificante quando a gente consegue realizar um projeto, que é voltado, principalmente, para o desenvolvimento do aluno e de oportunidades, avaliação de tendências, para que esse mesmo aluno da instituição tenha a possibilidade de criar o seu próprio negócio e de se desenvolver profissionalmente.”

Governança Corporativa – Na oportunidade, o diretor do Grupo Águia Branca falou sobre a história e o desenvolvimento da holding como uma empresa familiar, que nasceu em 1946 através da iniciativa empreendedora de seu pai, Carlos Chieppe.  Segundo ele, “a empresa tem cinco sócios, que são irmãos. Tem os três fundadores e dois, que chegamos depois. Dos cinco, cada família é uma empresa. O que a Águia Branca tem são cinco empresas familiares. Cada holding familiar é que detém as ações da Águia Branca. Então, só tem cinco pessoas no Conselho de Acionistas, que respondem pelas ações da empresa e cada empresa tem os seus sócios. E essa holding familiar não pode  ter nenhum outro negócio”, acrescentou.

O Grupo é composto pelas empresas Águia Branca e Salutaris, no setor de transportes de passageiros, a Vix Autoport na área de logística, e as outras são de revendas de automóveis, caminhões e ônibus, além da participação na empresa aérea Azul e na concessão da BR 101, no Espírito Santo.  Atualmente possui cerca de 15 mil colaboradores – sem considerar a participação da Azul – e 7.400 veículos, garantindo o transporte de 11 milhões de passageiros.
Conforme disse Wagner Chieppe, “o grupo Águia Branca está aperfeiçoando o modelo de gestão, buscando aliar nossos valores de empresa familiar com uma história marcada pela eficácia, com as vantagens, as exigências e a rigidez do mercado. Estamos procurando unir a energia de uma empresa familiar com gestão altamente profissional. Esses dois fatores aliados, a possibilidade de dar certo é muito maior”. Ele acrescentou que a empresa já definiu como é que vai funcionar, todas as regras e conduta estabelecidas até 2030: “quem será o presidente, que deve ser da outra geração, da segunda geração que assume a presidência da empresa, e haverá um revezamento até 2030, mas já estão escalados quem serão os presidentes da empresa até lá”, explicou. Wagner também informou que recentemente o Banco Mundial adquiriu 14%(catorze por cento) da Vix Autoport, como sócio investidor, para poder dar uma arrancada mais forte na divisão de logística.

Apoio – A IX Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, TV Santa Cruz, Cristal Veículos, Sebrae, Solar Toldos, Distribuidora Coca-Cola, Terceira Via Formaturas e Eventos, Unimed Ilhéus, Bom Bocado Lanchonete, Vip Segurança, O Boticário, Gráfica Mesquita, além do apoio da Secretaria da Indústria e Comércio, Empório Ilhéus, comissões de formatura de Administração e Ciência Contábeis, Nutrição, Enfermagem e Direito, e dos movimentos Pontal Criativo e Ernani Sá Criativo.