Wagner cancelou sua ida a Buerarema


Jaques Wagner
Jaques Wagner

O temor de protestos levou o governador Jaques Wagner a cancelar a visita a Buerarema, marcada para esta quinta. Wagner iria ao município entregar uma patrol e autorizar a obra de reforma e cobertura da feira livre.

O adiamento ocorreu após informações de que produtores rurais e políticos de oposição organizavam protesto contra o Estado. Na Câmara municipal, a sessão de terça à noite foi tensa.

Um dos vereadores xingou o governador e prometeu protesto e até agressões caso a visita fosse mantida para antes do segundo turno das eleições. O município vive disputa entre fazendeiros e um bando autodeclarado tupinambá.

O conflito ocorre há quase uma década e acirrou-se desde o ano passado. De acordo com a Associação dos Agricultures de Ilhéus, Una e Buerarema, Aspaiub, ocorreram cerca de 120 invasões de propriedade nos últimos dois anos.

Um produtor e um trabalhador rural foram mortos desde fevereiro. Os produtores pedem que o governo federal acelere a decisão sobre demarcação ou não das terras. Além de Buerarema, a disputa envolve Ilhéus e Una.

Em Buerarema, a presidente Dilma perdeu para Aécio Neves por larga margem de votos. ( A Região)