Segundo lote dos trilhos da Fiol chega ao Porto de Ilhéus


Novos trilhos que farão parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegaram, nesta quarta-feira (12), ao Porto de Malhado, em Ilhéus.
Novos trilhos que farão parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegaram, nesta quarta-feira (12), ao Porto de Malhado, em Ilhéus.

O primeiro navio com o segundo lote dos trilhos que serão usados para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegou na manhã desta quarta-feira (24) ao Porto de Ilhéus, no sul da Bahia. As 6.616 peças, oriundas do Puerto de Gijón, na Espanha, totalizam 4.789 toneladas, e a conclusão da operação de desembarque deve acontecer em até 48 horas. Enquanto a carga não é nacionalizada, ficará armazenada no pátio da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Somente depois será implementada às obras do trecho que liga Jequié a Brumado.

“Com esse segundo navio, somado com o primeiro, registramos 7.200 toneladas, de um total de 53 mil toneladas de carga espanhola, que deverão chegar até o mês de abril. Isso sem contar com as 93 toneladas de trilhos que virão da China para também fazer parte da ferrovia”, explicou o gerente do Porto de Ilhéus, Renilton Rehem. A construção da Fiol representa desenvolvimento para a região ao possibilitar o escoamento da produção, principalmente de grãos e minérios.

Ao todo, a Fiol, que conta com apoio do Governo do Estado e investimentos do Governo Federal, na ordem de R$ 6 bilhões, terá extensão de 1.527 quilômetros, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul de Ilhéus. A intervenção deve passar a funcionar em 2016. Na Bahia, a Ferrovia estende-se por 1.100 quilômetros. O primeiro trecho, que vai de Ilhéus a Caetité, na região sudoeste, já está em andamento, enquanto no restante as atividades estão iniciando.

“A obra da Ferrovia Oeste-Leste chega em uma fase muito especial, que é a da aplicação dos trilhos propriamente dito. É o que a gente chama de super estrutura da via permanente, sendo 20%, 30% da obra representados por essa etapa de conclusão. Ainda existem estruturas básicas de terraplanagem, de aterros, túneis e viadutos, por exemplo, em fase intermediária”, afirmou o especialista em via permanente, Rafael Vasconcellos.