Silvio Humberto e líderes do movimento negro declaram apoio a Bebeto


lideranças do Movimento negro da Bahia anunciaram o apoio a Bebeto nas eleições deste ano.
Lideranças do Movimento negro da Bahia anunciaram o apoio a Bebeto nas eleições deste ano.

A eleição de Bebeto Galvão (PSB) como deputado federal vai reforçar a bancada de parlamentares negros no Congresso Nacional. A avaliação é de lideranças do movimento negro da Bahia, que no último final de semana, anunciaram o apoio a Bebeto nas eleições deste ano.

Apesar da população negra representar cerca de 76% da população baiana, a presença de deputados negros na Câmara ainda é pequena. Dos 39 deputados da atual bancada baiana, apenas quatro – cerca de 10% – são negros.

Considerado um dos principais líderes do movimento negro de Salvador, o vereador Silvio Humberto declarou apoio à candidatura de Bebeto e destacou a importância da eleição do socialista para atuar no movimento anti-racista.

“Bebeto será um importante aliado na construção de um Brasil justo, igualitário e democrático, sem discriminações. Além disso, reconhecemos seu comprometido com a luta anti-racista, o que reforça a nossa escolha, pois sabemos que não é possível pensar em desenvolvimento sócio-econômico sustentável , em democracia, sem enfrentar o racismo e as suas manifestações”, declara Silvio.

A candidatura de Bebeto também recebeu o apoio de Durval Azevedo, representante do Instituto Cultural Steve Biko.

Bebeto afirma que será uma honra defender as causas do movimento negro e encampar a luta contra a discriminação racial no Congresso. “Há poucos homens negros que não tiveram a experiência de atravessar uma rua e ouvir as travas das portas dos carros serem acionadas. Há poucos negros que não tenham tido a experiência de entrar num elevador e ver uma mulher segurar sua bolsa nervosamente. Isso acontece com frequência”, disse Bebeto.

Para o candidato, embora o país ainda seja marcado pela discriminação, os negros têm conseguido conquistar seu espaço na sociedade. “No Congresso, vou lutar por mais oportunidades para o povo negro e cobrar efetividade das leis de combate ao racismo na sociedade”, afirmou Bebeto.