Ilhéus: Secretária de Educação não atende convocação da câmara


Professores compareceram querendo ouvir a secretária.
Professores ocuparam o plenário da câmara querendo ouvir a secretária.

A secretária de Educação do município de Ilhéus, Marlúcia Rocha, não compareceu à sessão especial, para debater denuncia de evasão escolar e outras questões da pasta, em conjunto com a secretaria de Assistência Social. Uma das denúncias é o pagamento do Bolsa Família, à usuários do programa que não estão frequentando as aulas.

Segundo a APPI, a evasão escolar chega a mais de 4 mil alunos na rede municipal de educação.

Os vereadores Gilmar Sodré, Lukas Paiva e Alisson Mendonça questionaram a manobra governista para blindar secretária.
Os vereadores Gilmar Sodré, Lukas Paiva e Alisson Mendonça questionaram a manobra governista para blindar a secretária.

Vereadores da oposição, Lukas Paiva (PMN), Alisson Mendonça (PT) e Gilmar Sodré (PMN), afirmaram que a secretária desrespeitou o legislativo ilheense. Para Lukas Paiva, a situação é grave, já que a própria mesa, nas pessoas do secretário Ivo Evangelista e do presidente Josevaldo Machado (PC do B), acobertou e blindou a secretária, para que ela não comparecesse à sessão e respondesse os questionamentos dos conselhos e dos próprios vereadores.

Durante a sessão, o presidente Josevaldo Machado, leu um documento da secretária, afirmando estar doente e impossibilitada de atender à convocação.

Presidente da câmara, Josevaldo Machado, leu a justificativa da Marlúcia. O Secretário Ivo Evangelista , sempre ao telefone, foi acusado de ser o articulador da manobra governista.
Presidente da câmara, Josevaldo Machado, leu a justificativa da secretária Marlúcia. O vereador Ivo Evangelista , sempre ao telefone, foi acusado de ser o articulador da manobra governista.

O propositor da sessão e líder do governo, vereador Alzimário Belmonte (PP), propôs que a secretária compareça na sessão da próxima semana, para que possa explicar as ações que estão sendo feitas para sanar o problema de evasão escolar.

O secretário de Assistência Social, Jamil Ocke, compareceu à sessão, mas não conseguiu explicar a situação do Bolsa Família.

Vereadores da base vêm tentando blindar os secretários municipais, para que não compareçam à sessão, e não fiquem expostos aos questionamentos dos vereadores de oposição.