O termômetro político de Ilhéus expõem os prováveis candidatos mais votados


Ângela Sousa, Bebeto Galvão e Cosme Araújo.
Ângela Sousa, Bebeto Galvão e Cosme Araújo.

Faltam pouco menos de 50 dias para as eleições. Em Ilhéus três nomes estão sendo colocando por muitos grupos políticos, como prováveis campeões de votos. A ideia seria que esses candidatos nativos poderiam ter uma votação ainda maior em Ilhéus, elegendo e aumentando a representatividade do município no legislativo baiano e na câmara federal.Mas Ilhéus tem 136 mil eleitores, apenas 22 % desse eleitorado votou em candidatos nativos nas últimas eleições.

* O Sindicalista Bebeto Galvão (PSB), candidato a deputado federal, deve ser o campeão de votos em Ilhéus na eleição proporcional, aumentando sua votação de 2010, que foi de 16 mil votos. A expectativa que ele ultrapasse os 20 mil votos. Vale lembrar que nenhum candidato a deputado teve uma votação acima de 17 mil votos em Ilhéus.

* A Deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que obteve 13 mil votos em 2010, deve manter sua votação ou até aumentar, já que obteve um importante apoio na ala petista da ex-candidata a prefeita Carmelita Ângela, segunda colocada na candidatura à prefeita nas eleições de 2012.

* O advogado Cosme Araújo (PDT), candidato a deputado estadual, tem sua votação uma incógnita, mas positiva, já que deve superar 6 mil votos da sua última votação ( 2006) em Ilhéus. A quem diga que ele ultrapasse 12 mil votos.

* O Deputado Estadual Pedro Tavares ( PMDB) se elegeu por intermédio de outros colégios eleitorais da Bahia em 2010. Nas eleições de 2014, deverá ter uma votação expressiva em Ilhéus. Ninguém se arisca a dizer quanto à expectativa, mas seu grupo aposta entre 3 a 4 mil votos.

Vamos aguardar cinco de outubro para ver se os ilheenses querem uma Ilhéus mais forte ou com falta de representatividade política.