Deputada Ângela Sousa apresenta moção pelos 104 anos de Itabuna


Deputada estadual Ângela Sousa e o prefeito de Itabuna Claudevane Leite, no dia da cidade.
Deputada estadual Ângela Sousa e o prefeito de Itabuna Claudevane Leite, no dia da cidade.

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia a Moção de Congratulações pelos 104 anos de emancipação política de Itabuna, comemorado neste dia 28 de julho. No documento a parlamentar define Itabuna como uma cidade com um povo acolhedor, guerreiro e que jamais foge à luta. “Itabuna está completando 104 anos de emancipação política e administrativa, uma data que enche de orgulho os seus moradores e que serve de exemplo para muitos municípios regionais”, explicou.

Ângela Sousa também destacou que Itabuna passa por um novo momento na sua história a partir da administração do prefeito Claudevane Leite, que tem realizado uma gestão com transparência, seriedade e compromisso principalmente com os mais carentes. “Somos testemunhas do quanto o prefeito Vane do Renascer tem trabalhado por Itabuna e o quanto ele tem buscado parcerias com os governos estadual e federal para a realização de obras, melhorias e investimentos para a cidade”, complementou a deputada estadual.

A deputada estadual também participou, ao lado do prefeito Claudevane Leite, de uma série de atividades alusivas ao Dia da Cidade de Itabuna. Às 07 horas da manhã a parlamentar participou do ato cívico realizado pela Loja Maçônica Areópago Itabuna. Às 09 horas foi a vez da missa em ação de graças pelos 104 anos do município, celebrada pelo bispo Dom Ceslau Stanula.

Na moção de congratulações, a deputada estadual Ângela Sousa citou um pouco sobre a história de Itabuna, chamando a atenção para a bravura do povo e pelo desejo de desenvolvimento. “A história é mesmo motivo de alegria e orgulho. De acordo com os historiadores, o nome “Itabuna” é derivado do termo tupi itáabuna, que significa “padre de pedra”. O nome é uma referência a uma formação rochosa que se assemelha a um padre. Essa formação rochosa veio a designar o terceiro distrito de Ilhéus, Cachoeira de Itabuna, ao qual pertencia a localidade de Tabocas, que veio a dar origem ao atual município de Itabuna”, explica.

Ângela Sousa afirmou ainda no documento que a história de Itabuna revela toda a bravura e a coragem do seu povo. “E é justamente por sua rica história, por sua importante contribuição para economia da Bahia e pela força, pela alegria e pelo sentimento acolhedor do seu povo que solicitamos à Assembleia Legislativa que aprovasse a moção de congratulações pelo Dia da Cidade de Itabuna, fazendo uma justa homenagem a esse município que tanto contribuiu e ainda contribui com a história, com o desenvolvimento e com a economia da Bahia”, finalizou a deputada estadual.