Vereador Alzimário Belmonte (Prof. Gurita) usa a tribuna, rebate acusações e mostra serviços.


Vereador Gurita.
Vereador Gurita.

Na sessão ordinária desta 4ª feira, 12, o Vereador Alzimário Belmonte – Prof. Gurita (PP), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Ilhéus para explicar toda falta de bom senso de algumas pessoas desinformadas, que no afã descontrolado fizeram comentários infundados e desproporcionais, atacando-o injustamente acerca da sua conduta e participação no reajuste da tarifa de ônibus na cidade de Ilhéus.

“Como homem público e evangélico que sou não vou aqui menosprezar ou devolver com as mesmas palavras os ataques sofridos. Pelo contrário, pela minha educação cristã certamente oferecerei o outro lado da face para apanhar. Perdoo aqueles que agiram de tal forma, mas, como bem profetizado na palavra de Deus, em Mateus 15: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”’, parafraseou o parlamentar.

Em discurso Prof. Gurita fez questão de frisar que, como parlamentar goza da prerrogativa do voto em qualquer processo legislativo, sempre com a consciência tranquila e na busca da qualidade de vida dos munícipes. Falou ainda que as injurias de alguns parlapatões que tentam jogar seu nome e a sua história em confronto com os munícipes, nunca haverá êxito, pois como um vereador autêntico tem ideologia, princípios éticos e caráter, se impondo como agente público municipal, que luta e torce por uma sociedade mais justa e uma juventude mais esperançosa. Citando o poeta Cazuza, fez questão de narrar parte da letra de uma música onde fala sobre ideologia, numa alusão a alguns jovens, mesmo que não intencionalmente, bradava palavras de acusações na sessão do dia anterior. “Ideologia! Eu quero uma pra viver”, mostrando, filosoficamente, o tom do desconhecimento e da objetividade.

Em alusão ainda ao aumento de preços das tarifas dos transportes coletivos, o vereador chamou à atenção que nos últimos oito anos sempre houvera reajustes, sem que nem a sociedade ‘organizada’ ou partidos aliados do governo anterior traduziram qualquer insatisfação. “Sou terminantemente contra o reajuste das tarifas, mas, tecnicamente a Câmara de Ilhéus é limitada neste quesito”, pontuou.

Num discurso convincente, persuasivo e expressivo, mostrou sua capacidade de eloquência e retórica, provando através de documentos, sem discurso vazio, provas de ações, justamente retificando seu compromisso com os usuários de transportes coletivos. No dia 09/09/2013 subscreveu requerimento nº 162/2013, onde solicita estudo do executivo para implantação do passe livre no transporte coletivo para os alunos da rede público (Clique aqui para ver o doc. 01). Não bastante, reivindicou ainda através do requerimento nº 167/2013, que o prefeito estabelecesse a tarifa diferenciada do transporte público na cidade de Ilhéus, sendo tarifa rural de R$ 2,40 e tarifa urbana de R$ 2,10.

Lamentavelmente o requerimento não logrou êxito e sua preposição foi reprovada pelos demais vereadores (Clique aqui para ver o doc. 02).

Usando do expediente, o vereador Nerival pediu a palavra e num tom de solidariedade, ratificou as palavras incontestes do vereador Prof. Gurita. “Sei da história de luta do vereador Gurita e posso comprovar sua humildade, integridade moral e o seu caráter. Parabéns vereador por sua postura”. Enalteceu.

Demonstrando total equilíbrio e sapiência, o vereador Prof. Gurita agradeceu a todos pela atenção, clamando pela unidade e fortalecimento da Câmara de Vereadores; se colocando a disposição em qualquer tipo de processo legislativo e trabalhos camerais em favor da sociedade, e finalizou: “Nesta casa muitas coisas precisa se cortar pela raiz”, endereçando aos afoitos.

* Matéria da assessoria do vereador Gurita