Estreia na Arena vai ter mais de 1800 policiais


arenaO primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA 2014 na Arena Fonte Nova  contará com mais de 1800 policiais entre civis, militares, bombeiros e peritos técnicos, empregados no perímetro próximo ao estádio, na Fan Fest (Farol da Barra) e demais locais de exibição pública da partida. Do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC) também trabalham integrantes da segurança pública das  forças federal, estadual e municipal,  acompanhando os acontecimentos na cidade.

Através das imagens de 315 câmeras espalhadas em pontos estratégicos, entre eles o aeroporto, locais de exibição da partida, inclusive a Fan Fest, pontos turísticos, além da região da Arena, será possível agilizar o acionamento de medidas pela cúpula da SSP.

Também são enviadas para o CICC as imagens emitidas pelos óculos com reconhecimento facial disponíveis, pela primeira vez, para a polícia baiana e pelas duzentas viaturas  equipadas com câmeras. Além disso, as duas plataformas de observação elevada – estrutura semelhante ao CICC Móvel, mas de tamanho reduzido -, serão utilizadas no evento. Nos arredores da Arena, o CICC Móvel terá policiais com acesso a  tecnologias semelhantes à estrutura física da unidade fixa.

Polícia Militar

Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar, através do Esquadrão Águia, realizará a escolta da seleção espanhola, que partirá do Hotel Catussaba, em Stella Maris.  Já o acompanhamento da Holanda, ficará sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.

Nas ruas atuarão patrulhas nos principais acessos, nos corredores de tráfego, controle de barreiras de trânsito e de perímetro, policiamento de rotas protocolares e reforço nas estações de transbordo.

Entre as unidades especializadas, vão entrar em campo a Polícia Montada, o Batalhão de Choque, a Rondesp, Operação Gêmeos, Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (BEPE), Grupamento Aéreo (Graer), além do Corpo de Bombeiros.

Polícia Civil

Os efetivos da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris), 6ª DT/Brotas e Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também receberão reforço. Assim como as unidades instaladas em regiões onde ocorre a Fan Fest, como a 14ª DT/Barra e 7ª DT/Rio Vermelho, e os bairros onde foram instalados telões para a transmissão das partidas. A Central de Flagrantes do Iguatemi funcionará normalmente.

Estacionada no Dique do Tororó a Delegacia Móvel, montada no ônibus da Polícia Civil, estará disponível para registro de boletins de ocorrência de menor poder ofensivo. Com capacidade para 13 pessoas, o veículo oferece a mesma tecnologia das delegacias territoriais e conta com um delegado, um escrivão e seis investigadores.