Capitão Tadeu propõe homenagem à jornalista Rachel Sheherazade


 Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Brumado prenderam, nesta terça-feira (10), o assessor parlamentar Ivan Alves de Oliveira, acusado de criar um perfil falso numa rede social, para atrair meninos entre 14 e 17 anos, aos quais oferecia presentes em troca de sexo. Dois computadores foram apreendidos pela polícia na casa do assessor e encaminhados à perícia. Segundo o delegado Romilson Dourado, titular da DT/Brumado, as investigações começaram em fevereiro deste ano, quando uma denúncia anônima encaminhada à polícia informava que Ivan aliciava garotos, oferecendo-lhes dinheiro, camisas, ingressos de shows, passeios e hospedagens em pousadas de cidades vizinhas. A polícia identificou cinco vítimas do assessor, que criou um perfil falso em nome de Camila Nogueira. Por meio dele adicionava os adolescentes na Internet e depois os convencia a aceitar como amigo o “tio” Ivan, ele próprio. Os valores oferecidos aos garotos, que eram levados para sua casa, variavam entre R$ 100 e R$ 150. O delegado Claudio Marques, da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado, cumpriu o mandado de prisão preventiva contra Ivan e mais dois de busca e apreensão, para os computadores do assessor. A ação contou com o apoio de policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Ainda sem passagens pela polícia, Ivan vai responder por facilitação à prostituição e corrupção de menores. Ele ficará custodiado na carceragem da DT/Brumado, à disposição da Justiça.
Socialista apresentou projeto para conceder título de cidadã baiana para a apresentadora do SBT.

O deputado Capitão Tadeu (PSB) apresentou projeto de resolução que concede a honraria à repórter, que, segundo ele, “faz jus à positiva fama das mulheres nordestinas de serem inteligentes, contundentes e, sobretudo, coerentes”. O socialista lembra que ela ficou “nacionalmente conhecida por se posicionar de forma clara e bastante incisiva sobre vários temas, muitos deles polêmicos”.

Na opinião do deputado, “sua postura firme associada à falta de hábito dos brasileiros de lidar com o contraditório suscita opiniões inflamadas, ao contrário das proferidas pela própria Rachel Sheherazade, que sempre embasa o que defende com dados, contexto e reflexões racionais”.

Tadeu afirma não concordar “com tudo que é dito pela competente jornalista em questão, porém como costumava dizer o iluminista francês Voltaire: ‘Posso não concordar com as palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las’”. Assim sendo, valorar pessoas do perfil de Rachel Sheherazade é, prossegue o deputado, colocar em prática a doutrina iluminista.

“Admiro o modo como Rachel Sheherazade defende suas convicções. Através do jornalismo, ela nos faz lembrar a coragem de baianos ilustres como as heroínas da Saga 2 de Julho, Maria Quitéria e Maria Felipa. Por que não dizer, os nossos inigualáveis Rui Barbosa e Jorge Amado. Ambos chegaram ao topo de suas profissões falando a verdade, posicionando-se claramente e quebrando tabus. Guardada todas as proporções, Rachel Sheherazade faz isso também, razão que a faz merecer o privilégio de ser baiana”, finaliza o deputado.

Confira mais um comentário  polêmico da jornalista Rachel Sheherazade :