Greve dos Agentes Federais nesta quarta-feira


Policiais Federais cruzam os braços nessa quarta-feira.
Policiais Federais cruzam os braços nessa quarta-feira.

Na manhã desta quarta-feira, 07, agentes, escrivães e papiloscopistas vão se reunir em frente às superintendências regionais e delegacias da Polícia Federal para um grande protesto, com faixas, cartazes e elefantes brancos infláveis e, com vendas nos olhos e mordaças, para alertar a população sobre a crise que o órgão enfrenta atualmente.

Segundo Federação Nacional e Sindicatos Regionais dos Policiais Federais, Sete de Maio é dia de parar e enxergar o aumento da violência e da criminalidade em todo País. Não bastasse a necessidade de democratização das polícias brasileiras, o Ministro da Justiça do Governo Dilma, José Eduardo Cardozo, insiste em militarizar a Segurança Pública, ignora as recomendações da ONU e considera solução apontar tanques e fuzis para a população.

Para a Federação Nacional, compete ao Ministério da Justiça iniciar a modernização das polícias brasileiras, e realizar o sonho de todos os policiais federais, civis e militares do país. Porém, Cardozo inventou um recrutamento de policiais chamado de Força Nacional. Um regimento que parece um cobertor curto, que para cobrir o peito descobre os pés, e não melhora as polícias, pois apenas retira policiais de um estado para trabalhar em outro.

A gestão política das polícias brasileiras interfere em situações que podem ser prejudiciais ao governante. E quando os representantes trabalhistas dos policiais resolvem protestar, o antigo modelo de polícia se torna muito útil, e o aparato repressivo criado durante a ditadura militar é direcionado para os sindicalistas que denunciam as ilegalidades do sistema e são perseguidos.

Para os policiais federais, a péssima gestão da Segurança Pública arrasta a instituição para a ruína e conflitos internos. E se a Polícia Federal está em crise, o crime organizado comemora, e o cidadão comum se torna um alvo fácil nas garras de criminosos.