Feriado prolongado terá temperaturas altas e poucas chuvas


confira-previsao-do-tempoPara este final de semana prolongado (18 a 21), o tempo será de temperaturas elevadas e poucas chuvas na maior parte do estado. Esta condição é em decorrência da massa de ar quente e seco, que continua atuando sobre grande parte da Bahia, contribuindo para reduzir a nebulosidade e as chuvas, principalmente nas regiões oeste, norte, São Francisco, Chapada Diamantina e sudoeste.

Além disso, de acordo com o serviço de meteorologia do Instituto Estadual de Recursos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a massa de ar também mantém as temperaturas elevadas nessas áreas, com máximas variando entre 31°C e 35°C, o que poderá provocar chuvas fracas em áreas isoladas do oeste.

Nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul, as condições do tempo serão influenciadas predominantemente pela umidade vinda do Oceano Atlântico que, somada a temperaturas também elevadas (máximas de até 34°C), favorecerá o aumento da nebulosidade, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Mesmo com essa previsão de tempo quente em praticamente toda a Bahia, em algumas localidades são esperadas temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17ºC.

Maré e radiação

Entre sexta-feira e domingo, a maré deve atingir altura máxima em torno das 7h e 19h, com valores variando de 1,7 a 2,3 metros. As alturas mínimas ocorrem em torno das 13h e 01h, com valores variando de 0,2 a 0,8 metros. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Os Índices de Radiação Ultravioleta são elevados e devem variar de 10 a 12 e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados nas categorias ‘muito alto’ e ‘extremo’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h.

Nesse intervalo de tempo os efeitos danosos à saúde são maiores. Para minimizá-los, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves