26 atrações animam o Carnaval de Canavieiras


Durante o Carnaval da Reconstrução 26 bandas e dois trios elétricos animarão os foliões.
Durante o Carnaval da Reconstrução 26 bandas e dois trios elétricos animarão os foliões.

A Comissão Organizadora do Carnaval da Reconstrução definiu, na manhã desta quarta-feira (25), as atrações dos três sítios da folia de Canavieiras: o tradicional, na rua 13; o cultura, no sítio histórico; e o da Praia da Atalaia. O Carnaval oficial será aberto às 20 horas de sexta-feira (28), na Rua 13, com a Banda Tôa-Tôa, e a folia somente será encerrada na noite de terça-feira (4).

Apesar da abertura do Carnaval Oficial estar agendada para a sexta-feira (28), à meia-noite de quinta para sexta-feira, o Carnaval de Canavieiras é aberto oficiosamente pelo Bloco das Almas, uma das tradições da folia momesca da cidade. Durante o Carnaval da Reconstrução 26 bandas e dois trios elétricos animarão os foliões.

Rua 13 – Ainda de acordo com a programação oficial, as atrações para o Carnaval tradicional da Rua 13 serão animado pelas seguintes atrações: sexta-feira (28), Maria Breteira, Mano 3, Perfil S2 e Tôa-Toa,; sábado (1º), Pratekerê, Morcegada, Pitta e banda, e É o Tchan; domingo (2), Maria Breteira, Pratekerê, Perfil S2, Eli Marques BBB e Guig Gheto; segunda-feira (3), Pratekerê, Morcegada, Carro do Patrão, SW4, BBB, e Selva Branca; terça-feira (4), Maria Breteira, Carro do Patrão, Eli Marques, Buxixo do Arrocha, Patrulha do Samba e Tsuname.

Festa Gospel – Este ano o prefeito Almir Melo ampliou o público do Carnaval da Reconstrução, promovendo um evento dirigido especialmente aos evangélicos, contratando duas atrações gospel, que se apresentarão no sítio da Rua 13. É o chamado sábado abençoado, com a participação de um trio elétrico (carreta) com Pastor Neto e a banda Swing Gospel.

Carnaval Cultural – No Sítio Histórico, onde ficará sediado o Carnaval Cultural, a folia será realizada no período de sábado (1º) a terça-feira (4). Às 17 horas de sábado (1°) o Bloco “O Canecão do Maneca” fará a abertura do Carnaval Cultural, com a animação da Charanga de Vilmar; às 20 horas quem a festa fica por conta da Banda da Filarmônica 2 de Janeiro; e às 20 horas é a vez da Banda Boinha Miranda animar os foliões.

No Domingo (17), às 17 horas, será promovido um baile infantil, com a animação de Iara Silva; às 10 horas, haverá desfile de blocos e afoxés; às 20 horas, a Banda da Filarmônica Lyra do Comércio se apresenta aos foliões; e às 22 horas é a vez de China & Banda animar o Carnaval do Porto.

Na segunda-feira (2), a partir das 20 horas, se apresenta a Banda da Filarmônica 2 de Janeiro; e às 20 horas JC Musical e Banda. Na terça-feira (4), último dia do Carnaval, às 17 horas, haverá desfile de blocos e afoxés; às 20 horas, se apresenta a Banda da Filarmônica Lyra do Comércio; e a partir das 22 horas, Boinha & Banda volta a comandar o foliões do Carnaval do Porto, no Sítio Histórico.

Carnaval da Praia – O Carnaval da Praia da Costa, na Ilha da Atalaia será realizado no período de domingo a terça-feira (2 a 4), das 12 às 14 horas, animado por duas bandas, que se apresentarão em um trio elétrico. Além das bandas, os proprietários de cabanas e restaurantes prometem muita animação com som mecânico, com músicas carnavalescas.

Infraestrutura – A segurança dos foliões foi alvo de planejamento da Polícia Militar, que ampliou seu efetivo para garantir uma festa de paz, durante os quatro dias de Carnaval. Além do policiamento em todos os três circuitos da folia – Rua 13, Sítio Histórico e Praia da Costa (Ilha da Atalaia), será realizado o patrulhamento motorizado de toda a cidade.

A Secretaria Municipal da Saúde estará presente nos circuitos da folia com equipes de pronto- atendimento, com médico e técnicos em saúde e o plantão de 24 horas no Hospital Municipal Regis Pacheco. A equipe do Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS) fará a distribuição de panfletos e preservativos em todas as áreas do circuito do Carnaval.

A Secretaria da Assistência Social também estará atuando nos sítios do Carnaval da Reconstrução com as equipes gerenciadoras de programas, no sentido de fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também estarão presentes nos quatro dias do Carnaval, a Guarda Municipal, a Fiscalização Sanitária e a equipe de fiscais de ordenamento do uso do solo urbano.