Pedro Tavares volta a cobrar pacificação nos conflitos do sul após morte de produtor rural


imageA morte do produtor rural Juraci Santana, líder do Assentamento Ipiranga, em Una, mostrou que a solução para os conflitos indígenas nas terras ocupadas na região sul ainda está longe de acontecer. A base fixa que ficava no local onde aconteceu a morte, foi desmontada na última sexta-feira (07) por decisão do Ministério da Justiça.

O caso e a gravidade da situação foi lembrada pelo deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar voltou a cobrar a retomada imediata da Força Nacional às bases de pacificação, e defendeu a união dos parlamentares para solicitar do governo estadual e federal atitudes emergenciais para a situação. “A retirada dessas bases é simplesmente um absurdo. É preciso que o governo estadual tome as rédeas da situação e cobre do Ministério da Justiça uma solução rápida para os conflitos que vem acontecendo frequentemente. Será que vai ser preciso mais mortes e mais violência para que se tome uma atitude?”, criticou.

Em virtude do acontecido e do descaso das autoridades com os conflitos, o clima de instabilidade é constante e as manifestações acontecem a todo momento. A BR-101 foi tomada por moradores e agricultores após a morte de Juraci. Os manifestantes iniciaram a destruição de uma ponte na via, próximo ao trevo de acesso no município de Buerarema. Para o peemedebista, o caso precisa ser visto com mais sensibilidade. “A população não aguenta mais conversa e reunião. O povo quer ação e solução. Venho cobrando veementemente desde o começo dos conflitos e nada foi resolvido. A atual gestão não pode demorar e precisa agir o mais rápido possível”.