Prefeitura de Ilhéus cancela licitação para construção de UPAS nas zonas Sul e Norte


exclusivoA prefeitura Municipal de Ilhéus cancelou a contratação de empresas especializadas na área de engenharia para construção de 02 (duas) Unidades de Pronto Atendimento (UPA – 24hs), junto ao Fundo Nacional de Saúde.

O processo de concorrência pública para a contratação da empresa, iria acontecer no dia 23/01/2013 sendo adiada para 21/02/2014, e depois cancelada.

Ironicamente no edital de cancelamento tem a seguinte mensagem  “cancelamento por razões de interesse público”.

Tentamos sem êxito,  contato com o secretário de saúde por telefone para saber as razões do cancelamento.

Segundo dados do governo federal, ás UPAS que estão alocadas para serem construídas em Ilhéus, são de porte II com 9 a 12 leitos de observação, capacidade de atender até 300 pacientes por dia. Além de funcionarem 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudaria a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, principalmente do Luiz Viana Filho.

Desde o ex- governo Newton Lima, a UPA da zona sul está com verba alocada, mas encontrou problemas em acordos políticos para sair do papel, prejudicando imensamente a população da zona sul. Agora no governo Jabista as duas UPAS que eram para ter início de construção em 2013, vem encontrando dificuldades “administrativas”.