Encontro discutiu a segurança bancária na Bahia


6af3712c62d8566ddff7a461fabef6be_621936e4232527d7e113efd630522e5b

Debater as ações públicas e privadas para o combate aos ataques contra instituições financeiras no estado foi o principal objetivo da reunião realizada na tarde de ontem (23), no auditório da Secretaria da Segurança Pública. Presidida pelo secretário Maurício Barbosa, o encontro contou com a participação de especialistas em segurança das maiores empresas bancárias de atuação no país, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e Itaú.

Ao lado da promotora Mônica Barroso Costa, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público Estadual, e de autoridades das polícias Civil, Militar e Técnica, Barbosa analisou os números da modalidade criminal em 2013, que sofreram um leve aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.

“Nós tivemos muitas ações que deram certo, como o aumento das bases especializadas da Policia Militar e a criação de unidades, notadamente no interior, do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Garcif). Mas é necessário revisar os nossos protocolos de atuação e do apoio das próprias entidades, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça”, afirmou.

Os representantes das instituições financeiras apresentaram as novidades em tecnologia já aplicadas no estado, para tentar reduzir a ação e os prejuízos causados pelos bandidos, em especial nos terminais de autoatendimento, com a utilização de explosivos.

Foram citados o aumento da capacitação da segurança privada, a mudança na operacionalidade dos caixas eletrônicos, tornando-os mais difíceis de violar, e o monitoramento contínuo das agências, através de centrais à distância, que permitem monitorar tudo o que ocorre no local, a partir do acionamento de sensores de barulho, presença e impacto.