Mulheres da Força traçaram estratégias de organização na Bahia


Reunião de organização e planejamento de 2014 da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Força Sindical Bahia

Mulheres da Força Sindical estiveram reunidas ontem (20) pela manhã, na Sede da Central, em Salvador, para participar da reunião de organização e planejamento de 2014 da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Força Sindical Bahia. Foram debatidos estratégias para a organização das mulheres no estado, nos sindicatos, as políticas transversais, inclusive a campanha de sindicalização da Confederação Sindical Internacional (CSI), a “Conte Conosco”. Além disso, foi apresentada a proposta de modelo organizativo das ações da Secretaria.

A Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da CSI, Nair Goulart, relembrou que Força, desde a sua fundação, assumiu o compromisso de lutar em defesa da igualdade de oportunidades e contra todas as formas de discriminação de gênero e raça no mercado de trabalho e na sociedade. “É preciso encontros, palestras e várias atividades para promovermos a participação efetiva das mulheres na construção de políticas de igualdade de gênero não só na sociedade, mas também dentro do movimento sindical. Além disso, o debate que aconteceu hoje serve para buscarmos soluções para autonomia das mulheres nos espaços de poder. Só assim iremos fortalecer as lideranças e multiplicar informações.”, disse Nair.

Segundo Flora Brioschi, Secretária da Mulher da Força Sindical Bahia, “o lugar da participação da mulher tem marcado os debates atuais, emergindo inúmeras interpretações sobre esse lugar. Nesse sentido, precisamos continuar fomentando ações de valorização às mulheres trabalhadoras, o que é um dever sindical e precisa ser fortalecido como dever social.”.

Projeto Março Mulher

No dia 08 de Março se comemora o Dia Internacional da Mulher. A Força Sindical Bahia, por sua Secretaria da Mulher, irá realizar atividades durante todo o mês. O projeto será chamado de Março Mulher. A proposta, segundo o documento apresentado na reunião, é realizar um seminário estadual precedido de encontros regionais para as dirigentes e trabalhadoras O projeto tem o objetivo de incluir as propostas das mulheres nas Convenções e Acordos Coletivos dos sindicatos de diversas categorias filiadas à Força; Incentivar a criação de mecanismos que garantam a igualdade de oportunidades a todas as Trabalhadoras; e Compreensão da conjuntura atual do país e as perspectivas políticas do futuro.