Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência do município de Ilhéus


Alto do Amparo

Alto do Amparo teve grande deslizamento de terras devido as fortes Chuvas

A Secretaria Nacional de Defesa Civil do governo Federal, órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional, publicou nesta segunda-feira, dia 13, a portaria número 8, que reconhece a situação de emergência pública de Ilhéus, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses de novembro e dezembro. Isso facilitará a captação de recursos financeiros para realizar obras de contenção de encostas nos altos e nos bairros atingidos.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, o prefeito decretou a situação de emergência com o objetivo de viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas.

O titular da pasta lembrou que o intenso volume de águas pluviais provocou deslizamento de terras, colocando em risco de desabamento vários imóveis, em diversos locais da cidade, a exemplo dos altos da Tapera, Belmonte, do Seringal, do Amparo, Santa Inês, do Carvalho, do Basílio, da Esperança, do Centro Social Urbano (CSU) e da Conquista.

Outros locais onde se registraram ocorrências foram as avenidas Ubaitaba, Luiz Gama, Roberto Santos e Itabuna, Vila Queiroz, além das ruas Maria Quitéria, da Horta, Getúlio Dorneles Vargas, do Cano, Francisco Assis, no Conjunto Habitacional Faelba, 2ª Travessa da Princesa Isabel, entre outras localidades.