Governo busca sócios para construção de terminal no Porto Sul


xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.lPCYXEgYeaO governo da Bahia busca sócios para participação da construção de seu terminal no Porto Sul, em Ilhéus, no sul baiano. Já está em preparação o edital de licitação que vai selecionar empresas de carga interessadas em utilizar o novo espaço. Segundo o coordenador de infraestrutura da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, a sociedade pode ser formada por empresas especializadas em transporte por contêiner, granel sólido ou líquido. O documento deve ser publicado nos próximos dias, com consulta pública prevista para janeiro. A primeira etapa do terminal do governo baiano tem investimento previsto de aproximadamente R$ 1 bilhão e a cifra total do empreendimento chega a R$ 3,5 bilhões.

Um terminal já foi concedido à empresa Bahia Mineração (Bamin). Pelo modelo de negócios proposto, o governo será sócio minoritário, mas terá direito a uma “golden share”, que resguarda poderes de veto em decisões para “manter sob controle eventuais decisões que comprometam a sociedade ou mesmo o futuro do complexo”.

A previsão é de que a licitação ocorra entre fevereiro e março do ano que vem. Na próxima semana, acontecem as duas últimas audiências públicas, nos municípios de Ilhéus e Itabuna, para concluir o processo de licenciamento ambiental do empreendimento. Até agora, o governo tem apenas a licença prévia ambiental que foi concedida pelo Ibama em novembro do ano passado. A licença de instalação do Porto Sul tem previsão de sair até abril de 2014. ( Informações do Bahia Notícia )