CDL lança campanha com polêmica a respeito de troca de agência


Do Jornal Bahia Online

Haveria possibilidade de interferências políticas na escolha da agência?
Haveria possibilidade de interferências políticas na escolha da agência?

O publicitário Rildo Mota vai protocolar, no início da semana, um pedido de explicações ao presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Paulo Ganem, sobre a repentina mudança, sem nenhum comunicado prévio, da agência e da Campanha de Natal que já havia sido aprovada pela diretoria da entidade, tendo como criadora a equipe da agência Maximídia, da qual ele é diretor. Esta semana, Ganem apresentou um outro projeto como sendo o escolhido para o aquecimento das vendas natalinas, encomendado, segundo Mota, a “ um bureau de criação gráfica de Itabuna”.

Além de não avisar à agência convidada a desenvolver o projeto inicial, Paulo Ganem, segundo o publicitário, não deu nenhuma explicação para a troca. Uma nova campanha foi apresentada esta semana ao prefeito Jabes Ribeiro, parceiro da CDL, fato que pegou o publicitário de surpresa. Rildo afirma que não aceita crer que a mudança repentina esteja relacionada ao fato de sua agência ter sido a responsável pela campanha política da Professora Carmelita Oliveira, adversária de Jabes no pleito do ano passado. “Não quero crer nesta possibilidade”, afirma.

Incoerência – Este ano, foi a equipe do publicitário Rildo Mota quem desenvolveu a Tríplice Campanha da CDL – Dia das Mães, São João e Dia dos Namorados. O resultado do trabalho terminou sendo reconhecido pela própria CDL que outorgou à Maximídia, o título de Melhor Agência de Propaganda do ano. “Por isso não dá para entender a mudança tão repentina de comportamento, sem nenhum tipo de consideração à equipe da agência”, lamenta.

O publicitário alega prejuízos financeiros na medida em que redator, diretores de criação e arte passaram algumas semanas debruçados no desenvolvimento da campanha, agora, rejeitada. “Foi, no mínimo, uma afronta, uma indelicadeza e uma imensa falta de respeito profissional para conosco”, lamenta Rildo Mota. Recentemente Paulo Ganem causou uma outra polêmica ao atribuir a crise no comércio – e uma queda de 30 por cento nas vendas – ao Movimento Coletivo Reúne Ilhéus. A postura do dirigente lojista dividiu a opinião até de comerciantes, mas teria partido da necessidade de “blindar” o prefeito e amigo Jabes Ribeiro, que vivenciava um momento de crise no seu governo.

Através da sua assessoria, a CDL, ao anunciar a nova campanha, não informou da mudança de agência. De acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, a campanha promete movimentar o comércio da cidade durante todo o período festivo. “A campanha está linda, bem atrativa e esperamos ter uma participação significativa dos empresários. Vamos sortear um carro zero km, duas motos, além de vários eletrodomésticos. Todos os consumidores que comprarem nas lojas participantes, vão poder preencher os cupons, depositar no stand, que será montado na praçaCairú, e concorrer aos prêmios”, explicou Paulo.

O lançamento oficial da Campanha está previsto para o próximo dia 27 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, com uma palestra para comerciantes e comerciários. “Vamos trazer o Waldez Ludwig, consultor em gestão empresarial de renome nacional, porque entendemos que conhecimento e motivação é essencial para os principais atores do comércio, que são os comerciários e os comerciantes. Sem dúvidas vão melhorar a qualidade do atendimento e fomentar as vendas, sobretudo num período em que a cidade recebe inúmeros turistas”, afirmou Paulo complementando que a palestra é uma parceria com o Sebrae.