O que há para esconder? Prefeitura de Ilhéus há 10 meses sem Portal da Transparência


Portal da transparencia

 

Print da do Portal da Transparência de Ilhéus  feito hoje (16). Clique na imagem e confira a inércia do governo municipal

O governo do prefeito Jabes Ribeiro, logo que assumiu, retirou o Portal da Transparência do ar. Nele, o cidadão tinha em tempo real as informações sobre os pagamentos da secretaria de Finanças do município.

Jabes vem empurrando com a barriga a colocação do Portal no ar, afirmando que vem seguindo as orientações da CGU, por meio do programa Brasil Transparente.

Na verdade Ilhéus não conseguiu cumprir a Lei de Acesso à Informação,  que entrou em vigor em maio de 2013, descumprindo o disposto nos artigos 48 e 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como o que determina o Decreto Federal nº 7.185/2010, sobre a acessibilidade do cidadão à utilização dos recursos públicos pelos gestores públicos.

Na gestão municipal governo anterior, o Portal da Transparência funcionou perfeitamente até o ultimo dia do governo, e foi fundamental para denúncias contra a administração do então prefeito Newton Lima.

Há quem diga que o governo jabista desativou de propósito o portal , para que a população não soubesse a real situação do município, e os prediletos na lista de pagamento do governo.