Qualidade da água das praias de Ilhéus é monitorada


Morro de Pernambuco - Secom Ilhéus

A população de Ilhéus conta com um importante trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias do município realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A coleta do material, que possui apoio e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus, é feita semanalmente por técnicos do instituto, sendo, posteriormente, enviada para laboratórios credenciados.

De posse dos resultados, o Inema efetua a divulgação de boletins, indicando, entre outros aspectos, as praias que apresentam condições adequadas para o banho. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br). Lá, o internauta deverá acessar o link Nosso Município e, em seguida, no Espaço do Turista, clicar no link Litoral, onde o usuário vai encotrar em negrito ‘Monitoramento das praias’.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, o trabalho desenvolvido pelo Inema é de fundamental importância para a comunidade, que passa a ter mais um instrumento de informação. “Nosso objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de ilheenses e visitantes. Para isso, seguimos trabalhando em conjunto com outros órgãos públicos, a exemplo da Embasa, com a finalidade de eliminar algumas dificuldades e, com isso, garantir a balneabilidade de todas as praias do município”, comentou.

O boletim 37, emitido no dia 13 de setembro pelo Inema, considera em boas condições para o banho as praias de Barra de São Miguel, Soares Lopes, Cristo, Opaba, Ceplus (dois pontos), Milionários, Cururupe e Olivença.Já trechos das praias do Malhado (próximo à escultura da Sereia) e do Marciano (próximo ao Bar Litrão)foram considerados impróprias.