Deputada reafirma que universidade é uma vitória de toda o Sul da Bahia


UFSB 1

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na tarde desta sexta-feira (20) do ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado. Na oportunidade a deputada considerou que a implantação da UFSB representa muito mais que mais uma universidade, mas sim um marco no desenvolvimento de todo o interior da Bahia, que ganha equipamento que vai gerar a qualificação de milhares de pessoas e que realizará o sonho de jovens e adultos que transformarão em realidade o desejo de estudar em uma universidade pública e de qualidade. “É um sonho, uma vitória de todo o Sul da Bahia”, avaliou Ângela Sousa.

A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, chegando 18 mil vagas até 2020. A previsão  é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano. Em Itabuna vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul. Em Porto Seguro, o campus Sosígenes Costa vai oferecer Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

Para a deputada estadual Ângela Sousa, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia será um passo importante na geração de oportunidades para os jovens e adultos e um marco no desenvolvimento de dezenas de municípios das regiões Sul e Extremo Sul do estado. “A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia representa a vitória de toda a sociedade baiana que lutou e que mostrou ao Governo Federal que é através da educação, e em especial do ensino superior, que estaremos oferecendo aos nossos jovens e adultos mais oportunidades de empregos e de uma vida muito mais digna”, disse ela.

Ângela Sousa comemorou a implantação de vários cursos na UFSB, mas voltou a defender a criação da Faculdade de Turismo na Universidade Federal do Sul da Bahia, tendo em vista a necessidade de qualificação nessa área. Justifica a deputada estadual que o turismo é e será sempre um importante vetor de desenvolvimento do Sul e Extremo Sul da Bahia, mas é preciso profissionalizar essa área, pensar esse setor de forma planejada e tratar essa questão como equipamento de desenvolvimento, para que possa estar gerando mais empregos, renda e oportunidades.

“Os municípios do Sul e Extremo Sul não tem apenas vocação turística. Temos muito mais. Essas cidades possuem, além das suas incontestáveis belezas naturais, todo um potencial que precisa ser tratado, explorado e pensado de forma planejada, profissional e racional, para que o turismo não seja apenas uma vocação, mas um vetor de desenvolvimento de fato e uma fonte de geração de emprego e renda”, complementou. A deputada estadual justificou que essa profissionalização, planejamento e o pensar e executar o turismo passa pela criação de um curso de turismo na UfSB, para que possa estar formando profissionais com conhecimento acadêmico e com muito mais capacidade técnica e científica de promover os necessários avanços nesse setor.