Socióloga da Funai negava terra de Tupinambás


DO JORNAL A REGIÃO

susana-olivenca

A socióloga da Funai negava terra de Tupinambás  em um livro escrito antes de ser contratada pela Fundação Nacional do Índio para montar o relatório que indica 47 mil hectares do sul da Bahia como “território tradicional tupinambá”. Susana de Matos Viegas é a autora da base do relatório.

Nele, ela afirma que a área pretendida pela Funai pertence tradicionalmente aos Tupinambás, que vivem nela desde o tempo de seus antepassados, portanto uma terra que ocupam desde o início do Brasil. Mas é desmentida pela própria Susana.

No livro “ Terra Calada – Os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia”, da editora Almedina, lançado em 2008, ela afirma que os índios que viveram na região de Ilhéus, Una e Buerarema deixaram o local há muito tempo.

“O histórico de ocupação mostra com clareza que os índios (fossem Camacan, Botocudos ou outros) que viviam nesta região, ainda no início do século XX, a abandonaram, não sendo portanto os antepassados dos Tupinambás de Olivença que ali vivem hoje”.

Só isto já derruba a tese da Funai e o argumento legal para criar uma reserva. Ela tem que ser criada em terras ocupadas pelos índios, sem interrupção, desde o Brasil colonial, o que não é o caso do sul da Bahia, onde viviam Tupis e Aimorés até serem exterminados por Mem de Sá.

A antropóloga diz no livro, que “o fato do povoado de Olivença resultar de um aldeamento jesuíta, e de se conceberem os aldeamentos como forma de agrupar índios provenientes de diversas origens, tem levado a uma procura, a meu ver equivocada, de identificações étnicas formais e restritivas entre os Tupi (Tupiniquim ou Tupinambá) e os Jê (Botocudos e Camacã) para os índios que atualmente habitam a região”.

“O exercício pode mostrar-se não apenas espúrio, mas também etnologicamente errado. As inferências documentais que sustentam essas teses são de difícil credibilidade, muitas vezes projetando para o passado configurações muito recentes da identificação territorial dos Tupinambás de Olivença”.