Presidente do Instituto Cabruca vai receber Titulo de Cidadão Ilheense


Durval-MeloO professor Durval Libânio Netto Mello será agraciado com titulo de Cidadão Ilheense, pelos relevantes serviços prestados em sua vida pública. A iniciativa partiu do vereador Alzimário Belmonte (Gurita), que  enalteceu o trabalho feito pelo professor à frente do Instituto Cabruca.

No ano de 2007, em parceria com Dario Annert e outros pesquisadores, Durval fundou o Instituto Cabruca, com sede em llhéus, atuando durante 04 anos como Secretário Executivo, assume a presidência no ano de 2010. Transformou o instituto numa das instituições mais bem conceituada nos temas Sistemas Agro florestais, Cacauicultura e Chocolate no Brasil. O Instituto Cabruca hoje agrega cerca de 30 profissionais, presta serviço a cerca de 2000 produtores de cacau de forma direta e a quase toda a cadeia do cacau e chocolate no Brasil. O instituto atua hoje nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Em sua atuação profissional, Durval Libânìo também ocupou os Cargos de Diretor Técnico do Instituto Biofábrica de Cacau, Vice Presidente de Desenvolvimento Sustentável  dos Produtores de Cacau e Coordenador do Grupo de Trabalho de Agroecologia da Câmara Setorial do Cacau.

Atualmente, além de presidente do Instituto Cabruca, preside a Câmara Setorial do Cacau do Ministério da Agricultura e a Sociedade Brasileira de Sistemas Agrotlorestais, que ira realizar o lX Congresso Brasileiro de Sistemas Agro florestais em Ilhéus, entre os dias 14 e 18 de Outubro de 2013, reunindo os maiores especialistas do assunto no Brasil e América Latina.

Durvai Libânio também é membro da Igreja Batista Lindinopolis, onde atuou como coordenador do grupo de jovens daquela lgreja e como professor da escola Bíblica dominical. Além de ser  conselheiro do Instituto Lindo Viver, ONG que atua na recuperação de famílias em estado de  vulnerabilidade em nossa cidade.