Greve de professores não provocará o cancelamento de benefícios do Programa Bolsa Família em Ilhéus


bolsa_familiaAs famílias favorecidas pelo Programa Bolsa Família em Ilhéus não correm o risco de ter seus benefícios cancelados em virtude da greve parcial dos professores da rede municipal de ensino. O Governo Municipal afirma que tem tomado providências para ampliar o número de famílias beneficiadas pelo programa no município, como a inscrição de novos beneficiários e a atualização cadastral dos já inscritos.

Apesar de reconhecer que uma das condicionantes para que o benefício não seja cancelado é a frequência das crianças à escola, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, lembra que o próprio programa prevê algumas situações que justificam a não frequência escolar, como a inexistência de oferta de serviços educacionais. Entre as causas justificadoras previstas pelo próprio ‘Bolsa Família’ que também evitam o cancelamento do benefício, o secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus cita a “doença justificada do aluno”, o “óbito de membros da família” e demais “fatores que impedem o acesso à escola”.

O chefe da Seção do Bolsa Família, Fernando Reis, informa que várias medidas estão sendo adotadas pelo governo ilheense para que o programa seja ampliado no município e, com isso, favorecer o maior número possível de pessoas que se enquadram no perfil definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. “Somente este ano, já fizemos a atualização de mais de oito mil benefícios, incluindo aspectos como renda, endereço e inclusão e exclusão de membros familiares. Tudo isso com o objetivo favorecer pessoas que verdadeiramente precisem do benefício e excluir aqueles que não se encaixam no perfil”.