Buerarema: mesmo com policiamento reforçado, clima continua tenso na cidade


buerarema540px

Conflitos foram retomados na manhã deste sábado (24) (Foto: Macuco News)

O clima de tensão continua na cidade de Buerarema, no sul baiano, com a disputa entre produtores rurais e indígenas tupinambás longe de chegar a um fim. “O clima é o mesmo de ontem, de toda a semana, de conflito iminente”, diz o plantonista da Polícia Federal de Ilhéus Vinícius de Araújo.

A cidade segue com policiamento reforçado com policiais militares da Cipe Cacaueira, todo o efetivo da PF de Ilhéus e policiais da Força Nacional, que chegaram ao local no último dia 18.

“Já tem novos incêndios. São ocorrências que a gente registra todo dia, geralmente em sede de fazendas”, conta Araújo.

Os produtores rurais que foram expulsos de fazendas estão acampados em frente à prefeitura da cidade porque dizem não ter para onde ir. Há boatos de que índios estariam planejando invadir a sede do poder municipal, mas a PF não confirma essa informação e diz que o policiamento está reforçado em todos os pontos importantes do município para evitar novos ataques.

Os índios intensificaram as invasões para buscar pressionar o governo federal na questão da demarcação de uma área indígena na região – são 47,3 mil hectares entre as cidades de Buerarema, Ilhéus e Una, local com mais de 500 fazendas.