2014: Oposição favorita ao governo da Bahia


geddel

Geddel lidera a corrida ao  Palácio de Ondina

A pesquisa Ibope divulgada neste fim de semana sobre as eleições majoritárias na Bahia revela grande chance da oposição sair vitoriosa em 2014.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima tem 30% das intenções de votos quando enfrenta os candidatos da base governista. Na lista, Lídice da Matta tem 16%; Otto Alencar 6% e Rui Costa 4%. Noutro cenário, Paulo Souto (DEM) marca 24%; Geddel 23%; Lidice 12; e Otto 3%.

Num terceiro cenário em que Geddel enfrenta Lídice, Pinheiro e Otto ele mantém os 30%; Lídice tem 16%; Pinheiro tem 7%; Otto 5%. E, num quarto cenário, com Souto, Lídice, Otto e Rui, o democrata tem 33%; Lidice 18%; Otto 6; Rui 3%.

O que se depreende desses resultados, considerando ainda que ACM Neto está bem pontuado, mas, não é candidato, é que há um sentimento de vontade de mudar. Ou seja: o governo petista teria se exaurido se nada for feito para alterar esse quadro até 2014.

Há, ainda, um outro complicador que é a presença da senadora Lidice da Mata, do PSB, como nome mais forte entre os candidatos da base, embora o PT já tenha dito e redito que o candidato a governador será do próprio partido e não uma socialista, entendendo-se que Wagner é do PT e natural que coloque um nome do seu partido como o candidato. ( Bahia Já)