Jabes e Valderico são condenados pelo TCU por “desvios” na educação


jabesvalderico

Valderico e Jabes condenados pelo TCU

O vereador Lukas Paiva trouxe na tarde de hoje a informação que o atual prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro e o ex-prefeito Valderico Reis foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a multa no valor de R$ 30 mil cada um, por conta da aplicação indevida de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Conforme o Acórdão nº 4924/2013, do TCU, referente ao processo 007.957/2009-8, os dois tem agora o prazo de 15 dias para que comprovem o recolhimento dessa dívida aos cofres do Tesouro Nacional, atualizada monetariamente, desde a data do acórdão até o efetivo recolhimento, se for paga após o vencimento, na forma da legislação em vigor.

Com bases em documentos do Tribunal de Contas da União, Lukas Paiva informou que a condenação trata-se de tomada de contas especial instaurada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação contra Jabes Ribeiro e Valderico Reis, então prefeitos de Ilhéus nas gestões 2000/2004 e 2005/2007, respectivamente, em decorrência da não aprovação de recursos transferidos para o município de Ilhéus mediantes convênios firmados com o FNDE. “Quer dizer: Jabes e Valderico fazendo traquinagens, aplicando indevidamente os recursos da educação. Vão ter que devolver R$ 612 mil aos cofres públicos. ”, afirmou o vereador.

Lukas Paiva lembra que como se não bastassem os mais de 40 processos que Jabes Ribeiro responde justiça, a cada dia surgem novas informações de mais denúncias em que ele é acusado de estar envolvido em traquinagens, desvios e crimes de improbidade administrativa. Na avaliação do vereador, diante das muitas denúncias, processos e condenações, já é claro o sentimento dos ilheenses pela saída de Jabes Ribeiro da Prefeitura, considerando que o atual gestor já não tem mais capacidade moral e nem o respeito do povo para continuar administrando Ilhéus.