Bahia: Recadastramento biométrico começa em mais três zonas eleitorais


biometria-15-07

Mais três zonas eleitorais (ZE) da Bahia iniciam, nesta semana (7 e 8 de agosto), o recadastramento biométrico dos eleitores: Santo Antônio de Jesus, Encruzilhada e Paripiranga. O procedimento tem por objetivo garantir eleições mais seguras, através da identificação por meio das impressões digitais do eleitor. Esse ano, um total de 15 ZEs realizará o processo na Bahia. Quatro delas já estão com o procedimento em andamento: 73ª ZE (Ubaitaba), 131ª (Muritiba), 100ª (São Desidério) e a 61ª (Muritiba).

Quarta-feira (07/08)

Na quarta-feira (7/8), os trabalhos terão início na 56ª ZE (Santo Antônio de Jesus), que é responsável também pelas questões eleitorais dos municípios de Dom Macedo Costa e Varzedo. Eleitores desses três municípios devem procurar o Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, localizado na Avenida ACM, Santo Antônio de Jesus, das 8 às 14 horas.

Quinta-feira (08/08)

Já na quinta-feira (8/8), são os cidadãos alistados nas Zonas Eleitorais de Paripiranga (52ª ZE) e Encruzilhada (152ª ZE) que terão que passar pelo recadastramento.

Além de atender eleitores de Paripiranga, a 52ª ZE abrange a cidade de Adustina. Um total de 34.698 eleitores deverão buscar atendimento, das 8h às 14 horas, no Fórum Ministro Francisco Dias Trindade, localizado na Praça Pedro Rabelo de Matos, Centro de Paripiranga.

Na 152ª ZE, o período estabelecido para o recadastramento está dividido entre as cidades de Encruzilhada, Ribeirão do Largo e mais nove povoados (veja aqui a escala). O atendimento ao eleitor acontecerá no Fórum Sinfrônio Martins, Rua Arlindo Marques, s/n Bairro Fortaleza – Encruzilhada (BA), das 8 às 14 horas.

O eleitor só será atendido mediante a apresentação de um documento oficial com foto, como RG, carteiras de trabalho, motorista ou de classe (CREA, OAB, etc) e um comprovante de residência datado do período de janeiro a junho de 2013. A conferência dos documentos faz parte da primeira etapa do recadastramento seguido por registro fotográfico, assinatura digital e coleta das digitais. Todo o procedimento dura aproximadamente 15 minutos.

Aqueles que não comparecerem aos postos da Justiça Eleitoral onde ocorre o recadastramento, no período estabelecido, terão o título cancelado automaticamente. A obrigatoriedade vale também para os eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos).