Centrais Sindicais definem agenda de mobilização para o 11 de julho


Com o tema Em Defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores, a Força Sindical, CTB, CUT, Nova Central e UGT, transformarão a data 11 de julho no Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações, levando as bandeiras de luta e a pauta dos trabalhadores para as ruas do país. Para definir os principais pontos do ato na Bahia, que terá a participação de milhares de trabalhadores, as Centrais reuniram-se no Sindicato dos Comerciários, sábado, dia 29.

Durante a reunião, foi deliberado que os trabalhadores irão solicitar audiência pública com o governador Jaques Wagner e prefeitos das maiores cidades para apresentar a pauta de reivindicações; reunião com os movimentos sociais; panfletagem no dia da Independência da Bahia (Dois de Julho) e convocar coletiva de imprensa, além de uma nova reunião dia 05, novamente no Sindicato dos Comerciários.

 As diversas categorias filiadas às centrais sindicais e os movimentos sociais realizarão nos centros urbanos, locais de trabalho e onde existe grande concentração de pessoas, manifestações, passeatas, protestos e paralisações.

 Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, destacou que as manifestações refletem os anseios e as reivindicações históricas do movimento sindical e que os trabalhadores estarão nas ruas porque querem o cumprimento dessa pauta.

 Todos os presidentes das Centrais afirmaram que esse é o momento de fortalecer a classe trabalhadora, garantindo o avanço na pauta de reivindicações, com enormes possibilidades de um Brasil e uma Bahia mais fortes e com resultados sociais mais efetivos que só irão ocorrer com uma política econômica que privilegie o desenvolvimento social do trabalho, preservação do meio ambiente, mais investimento em educação, ciência, tecnologia, saúde e reforma agrária.

 Entre os resultados da plenária está a definição dos principais itens da pauta de reivindicações:

 Piso Salarial Regional

Fim da Violência e Genocídio da Juventude negra

Combate à seca

Transporte público de qualidade, redução da tarifa e mobilidade urbana

Fim do Fator Previdenciário e recuperação do poder de compra dos aposentados

Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;

Reajuste digno para os aposentados;

Mais investimentos em saúde e educação;

Transporte público de qualidade;

Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização;

Reforma Agrária;

Fim dos leilões do petróleo

 Fonte: Assessorias de Comunicação do Sintepav BA e da Força Sindical BA