Deputada defende a implantação do curso de Turismo na Ufesba


 

Deputada-Ângela-Sousa

Em pronunciamento feito na tarde desta terça-feira (18) no plenário da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) avaliou que a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) será um passo importante na geração de oportunidades para os jovens e adultos e um marco no desenvolvimento de dezenas de municípios das regiões Sul e Extremo Sul do estado. “A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia representa a vitória de toda a sociedade baiana que lutou e que mostrou ao Governo Federal que é através da educação, e em especial do ensino superior, que estaremos oferecendo aos nossos jovens e adultos mais oportunidades de empregos e de uma vida muito mais digna”, disse ela.

De acordo com a deputada Ângela Sousa, a Ufesba não é simplesmente mais uma escola de nível superior que se instala no estado, mas representa a realização de um sonho, a concretização de uma luta e o início de um importante ciclo de desenvolvimento. “Mas precisamos ir mais além, afinal a luta continua. Por isso é que estamos propondo que seja incluído, dentre um dos muitos cursos oferecidos pela Ufesba, também a implantação do curso de Turismo”.

Ângela Sousa justifica que o turismo é e será sempre um importante vetor de desenvolvimento do Sul e Extremo Sul da Bahia, mas é profissionalizar essa área, pensar esse setor de forma planejada e tratar essa questão como equipamento de desenvolvimento, para que possa estar gerando mais empregos, renda e oportunidades. “Os municípios do Sul e Extremo Sul não tem apenas vocação turística. Temos muito mais. Essas cidades possuem, além das suas incontestáveis belezas naturais, todo um potencial que precisa ser tratado, explorado e pensado de forma planejada, profissional e racional, para que o turismo não seja apenas uma vocação, mas um vetor de desenvolvimento de fato e uma fonte de geração de emprego e renda”, complementou.

A deputada estadual justificou que essa profissionalização, planejamento e o pensar e executar o turismo passa pela criação de um curso de turismo na Ufesba, para que possa estar formando profissionais com conhecimento acadêmico, científico e com muito mais capacidade técnica e científica de promover os necessários avanços nesse setor. “Por isso é que conclamo esta Casa Legislativa e o povo da Bahia para que entre nessa luta buscando a implantação do curso de Turismo na Ufesba e, de preferência, no Campus de Itabuna ou quem sabe até em uma unidade em Ilhéus, como estamos lutando, que reúnem no seu entorno diversos municípios com um forte potencial turístico” finalizou a deputada Ângela Sousa.