Dilma ainda tenta entender manifestações, diz Gilberto Carvalho


Do Congresso em Foco

Gilberto Carvalho: “Não conseguimos entender o que está ocorrendo ainda”

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (18) que a presidenta Dilma Rousseff monitorou por meio de auxiliares as manifestações ocorridas ontem em 12 capitais brasileiras. De acordo com o ministro, Dilma está tentando compreender os protestos para avaliar a necessidade de tomar algum tipo de medida. “Ela está muito atenta e passou o dia de ontem muito preocupada em fazer essa análise e não tomar nenhuma ação, porque precisa fazer um diagnóstico dessa realidade para não sair tomando medidas”, afirmou Gilberto, em audiência pública no Senado.

Sem lideranças partidárias, mobilizados principalmente pelas redes sociais, cerca de 250 mil manifestantes tomaram as ruas das principais capitais brasileiras e ocuparam parte do Congresso para protestar por melhorias no transporte, na saúde e na educação, e contra políticos e gastos com a Copa. “Não conseguimos entender o que está ocorrendo ainda. São novas formas de organização de mobilização que ainda não compreendemos”, admitiu.

Um dos principais articuladores do governo com os movimentos sociais, Gilberto Carvalho disse que é preciso entender a complexidade do que está ocorrendo. “Há uma base social de descontentamento que se expressa neste momento”, avaliou. Segundo ele, a falta de líderes é uma das peculiaridades desse movimento.