Seplan avalia projeto de reurbanização e revitalização da área central de Ilhéus


Rua Tiradentes, um dos logradouros inseridos no projeto - Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan), está concluindo a avaliação do Projeto de Reurbanização e Revitalização da Área Central da cidade, elaborado pela empresa Planege Cidades, contratada pela Bahia Mineração (Bamin), no valor de R$ 367 mil. O projeto inclui a área delimitada pela  poligonal:  Ruas Tiradentes, Bento Berilo, Magid Hage, Dom Alfredo Tepe, entorno daPraça Castro Alves, Soares Lopes (trecho entre as Praças Castro Alves e Dom Eduardo), Cel. Paiva, Praça José Marcelino, Coronel Misael Tavares, Almirante Linhares, José Candido de Carvalho Filho e Tiradentes.

O Secretário Joaquim Bastos ressalva que o Projeto de Reurbanização e Revitalização da Área Central da Ilhéus começou a ser desenvolvido a partir do Protocolo de Intenções que foi firmado em 31 de outubro de 2011, entre a Prefeitura Municipal e a Bamin, que assumiu o pagamento desse contrato. A concepção do projeto visa à melhoria da infraestrutura dos setores de comércio, turismo, prestação de serviços, potencializando a qualidade de vida da população. As intervenções propostas compreendem, nesta fase, os projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, com a execução de novas redes de drenagem pluvial, pavimentação das vias de veículos e pedestres, garantindo as necessidades da mobilidade e acessibilidade, iluminação pública,paisagismo e mobiliário urbano.

Segundo Joaquim Bastos, após a fase de avaliação final, o Município aguardará abertura de financiamento através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, para a captação do recurso necessário à obra, orçada em torno de R$ 30 milhões. “São obras que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento de importantes setores da economia local, como o comércio, turismo e serviços”, enfatiza o secretário.

Rede subterrânea – A engenheira civil, Elza de Carvalho, informa que, paralelamente à execução do projeto, a Seplan avalia junto às empresas Coelba e Oi a possibilidade da execução da rede subterrânea de energia elétrica e telefonia da área central de Ilhéus. “Também analisamos a revisão da legislação que regulamenta a veiculação de publicidade na área urbana da cidade”, complementa.