Ângela Sousa destaca a importância de Canavieiras para desenvolvimento Bahia


Deputada Ângela Sousa e o prefeito Almir Melo - Foto Cristiano Cruz

Deputada Ângela Sousa e o prefeito Almir Melo – Foto Cristiano Cruz

O município de Canavieiras, situado no Sul da Bahia, completou no último dia 25 de maio 122 anos de elevação à categoria de cidade e para marcar a data a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia uma moção de congratulações destacando não somente o potencial turístico do município, como também a sua importância econômica no desenvolvimento do estado. De acordo com a deputada, a Bahia tem muito a agradecer a Canavieiras, pois foi neste município onde se iniciou a rica história da economia cacaueira, uma atividade que durante anos foi o principal sustentáculo do desenvolvimento baiano.

Ângela Sousa também solicitou para o município de Canavieiras a realização de obras importantes, como a recuperação da estrada que dá acesso ao distrito de Ouricana, que já está sendo realizada, a construção do muro do aeroporto, pavimentação de ruas e investimentos em projetos voltados para a agricultura familiar. Recentemente, a deputada Ângela Sousa, juntamente com o vereador Nilton Silva do Nascimento (PSD), o ex-secretário de Bem Estar Social, Edmo Nascimento, e o secretário municipal do Interior, Eriston Jesus, se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, para solicitar mais segurança para o município. Sensível à solicitação da parlamentar, o secretário de Segurança Pública já destinou mais viaturas e aumento do efetivo para Canavieiras.

Além do potencial turístico e das belezas naturais de Canavieiras, que todos os anos atraem milhares de visitantes, Ângela Sousa destacou a importância histórica e econômica do município. De acordo com a parlamentar, em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice dessas crises a “vassoura-de-bruxa”, o município passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.

Aliado ao turismo, o município também possui uma economia voltada para a agropecuária, pesca e carcinicultura. Na agricultura destaca-se a produção de cacau, coco, mamão e banana. Ângela Sousa explica ainda que Canavieiras também tem a sua importância religiosa. O município é conhecido como a igreja mãe das Assembleias de Deus na Bahia, pois na cidade foi fundada a primeira igreja dessa denominação evangélica que é a maior do Brasil. De Canavieiras derivaram-se os municípios de Camacan, Santa Luzia, Mascote, Potiraguá, Itapebi, Pau Brasil e Arataca que foi oriunda de Una, que também pertenceu a Canavieiras.

Na área política, a deputada destacou que Canavieiras deu recentemente mais um grande passo em busca do desenvolvimento, elegendo mais uma vez o prefeito Almir Melo para conduzir os destinos da cidade. “Foi uma demonstração do seu povo de que Canavieiras queria um gestor experiente, preparado e capaz de garantir a retomada do desenvolvimento, do fortalecimento do turismo e da geração de emprego e renda”, disse ela. Ângela Sousa complementou afirmando que comemorar os 122 anos de cidadania de Canavieiras é celebrar a história da Bahia “fazendo uma justa homenagem a esse município que tanto contribuiu com a crescimento e com o desenvolvimento e com a economia do estado”, finalizou.