Reforma de escolas municipais prossegue em Itabuna


Com a conclusão das intervenções em 18 unidades escolares, a Prefeitura de Itabuna está dando sequência à primeira etapa das obras para melhoria da infraestrutura das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. O trabalho, que começou no último dia 11 de abril, inclui nesta fase 32 unidades classificadas em relatório situacional da Secretaria da Educação como prioridade zero, entre as 80 escolas do setor urbano.

Tais escolas apresentaram problemas que vão desde a necessidade de substituição do telhado e forros, revisão das redes elétrica e hidráulica, troca de piso de cerâmica, melhoria da rede de esgotamento sanitário e melhoria das condições de acessibilidade. A segunda etapa da reforma das unidades escolares inclui a aplicação de pintura interna e externa, além de intervenções nas escolas classificadas como de prioridade um e dois, com pequenos reparos.

Na quinta-feira passada, 16, os operários contratados pelo Setor de Manutenção e Conservação do Patrimônio Público da SEC aceleravam os serviços de implantação de uma nova rampa e escadarias de acesso à Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, localizado no bairro Pedro Jerônimo. Com estes novos equipamentos, que inclusive era antiga reivindicação da comunidade escolar, a acessibilidade para os alunos que moram na parte baixa da comunidade será feita com mais segurança, principalmente em dias chuvosos.

Até o momento, já foram beneficiadas as seguintes escolas: Flávio Simões (Califórnia), Firmino Alves (Fátima), Everaldo Cardoso (São Caetano), Escola Novo Horizonte (Novo Horizonte), Iolanda Pires (Nova Ferradas), Escola Maria Raimunda Oliveira e Creche Otaciana Pinto (Santo Antonio), Dom Ceslau Stanula (Pedro Jerônimo), Edehilda Oliveira (Parque Boa Vista), Creche Elzio Pinho (Bananeira), Escola Maria Creuza (Sinval Palmeira), Escola Frederico Smith (Urbis IV), Escola Brasília Baraúna (São Roque), Creche Esther Gomes (Lomanto Júnior), Escola Norma Vídero (Fonseca). Escola Raimundo Machado Júnior (Santa Clara), Escola Alberto Lessa (Santa Inês) e Escola Lúcia Oliveira (centro).

Na próxima semana a SEC esperar iniciar a reforma do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), que consiste na reconstrução do telhado, que desabou no mês de dezembro do ano passado, e aplicação de pintura. As obras foram iniciadas após a realização do Pregão Eletrônico que selecionou a empresa fornecedora de materiais de construção, elétricos e hidráulicos. As intervenções na infraestrutura das escolas foram definidas como base no relatório situacional desenvolvido pela SEC, após visitas técnicas às 110 unidades escolares que integram a Rede Pública Municipal de Ensino. Para reformar as escolas a Prefeitura está investindo, aproximadamente, R$ 250 mil.