Oposição tem nova vitória sobre formação de comissões na Câmara de Ilhéus


foto

Gilmar Sodré fez parte da armação do governo para prejudicar a eleição das comissões ( Foto – Blog Agravo)

Pela segunda vez a eleição das comissões permanentes da Câmara foi parar na justiça. Tudo aconteceu diante de uma manobra orquestrada pelo vereador Gilmar Sodré que, durante a última votação apresentou-se como membro da oposição ao governo para compor a Comissão de Constituição e Justiça, função cobiçada pelo vereador Cosme Araújo. A celeuma parte da seguinte condição. Gilmar foi eleito vereador pela coligação de oposição a Jabes. Cosme, pela situação. Mas os dois, na prática, mudaram de lado após a eleição. Gilmar agora é declaradamente da base do governo. Cosme, um dos mais ferrenhos opositores ao prefeito Jabes Ribeiro. A dúvida que caberá à justiça decidir é se, de fato, deve ser mantido como referência o comportamento atual dos vereadores ou se a condição oficialmente declarada durante a campanha. Por enquanto, as decisões têm sido favoráveis a Cosme e à oposição.

De acordo com informações do advogado e vereador Cosme Araújo, o Juiz da 2a Vara Civil e Comercial da Comarca de Ilhéus acaba de conceder segurança postulada no mandado de segurança contra o Presidente da Câmara de Veradores de Ilhéus, Josevaldo Machado, por este não cumprir o princípio constitucional da proporcionalidade, em afronta flagrantemente ao artigo 58 parágrafo 1º da Carta Magna. Cosme acusa o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, de ser o autor intelectual da manobra. O governo não se pronuncia a respeito.

“Os impetrantes, na qualidade de vereadores empossados, tem legitimidade para questionar em juízo qualquer questão que esteja diretamente ligada ao exercício de seus mandatos, tanto no que se refere ao processo legislativo, quanto no que se refere às questões administrativas da Casa, como eleições de membros da mesa, das comissões”, conclui em sua decisão o juíz Eduardo Gil Guerreiro.

* Informação do Jornal Bahia Online