Plenárias definem renovação do Conselho Municipal de Saúde


A comissão nomeada para coordenar o processo de renovação do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus concluiu esta semana a realização das plenárias dos segmentos de usuários, trabalhadores de saúde e prestadores de serviços que elegerão os novos conselheiros para o biênio 2013/2015. A Plenária dos Usuários contou a participação de 34 entidades representativas da sociedade civil organizada, incluindo sindicatos e associações de moradores.

As entidades dos usuários que participarão do Conselho Municipal são o  Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Appi, Cáritas Diocesana, Ong Saphos, Coeso, Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela, Apae, Associação dos Diabéticos de Ilhéus, Arcroetil e a Unegro. A plenária que definiu os representantes de trabalhadores na área de saúde, que representam 25% das vagas, ocorreu no último dia 3.

Onze entidades participaram do processo que elegeu o Sintsef, da Associação dos Agentes de Endemias de Ilhéus, da Associação Baiana de Odontologia (ABO) e dos Conselhos de Farmácia e de Psicologia. Já a plenária dos prestadores de serviços elegeu o Sindicato dos Laboratórios (SINDLAB) como seu representante.

Os representantes da 6ª Dires, do Hospital Público e do estabelecimento filantrópico serão indicados pelas respectivas Instituições. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, informa que esses resultados apontam uma renovação de 45% na composição das entidades, considerando que significa um novo momento para o Conselho Municipal de Saúde. Segundo ele, a eleição da nova mesa diretora acontecerá na reunião do próximo dia 11 de Junho.