Mobilização nacional por reajuste da tabela do SUS


Nesta segunda-feira, a Bahia participa do movimento nacional “Tabela SUS – Reajuste Já”, com Santas Casas e entidades filantrópicas suspendendo o atendimento eletivo .

A manifestação será uma forma de demonstrar para a população a delicada situação financeira que os hospitais enfrentam. O principal objetivo é promover a discussão e um alerta à sociedade sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase na realidade da crise das Santas Casas e Hospitais Beneficentes. O ato prevê bloquear todo o agendamento eletivo nesta data, como ação de protesto e sensibilização pública. A manutenção da assistência nas urgências e emergências estará assegurada.

Até o momento, Salvador e mais 22 municípios já aderiram ao movimento. O presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, deputado federal Antônio Brito, o presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Maurício Dias, e a superintendente do Hospital Martagão Gesteira, Rosina Bahia, convidam para um café da manhã onde o assunto será discutido. Segundo ele, a situação está “insustentável”. Desde a sua criação que o SUS não reajusta a tabela de serviços linearmente.