Ministro promete estudar inclusão de Ilhéus no Cidades Digitais


A partir da esquerda, deputado Mário Negromonte, ministro Paulo Bernardo, prefeito Jabes Ribeiro e deputado João Leão

 A partir da esquerda, deputado Mário Negromonte, ministro Paulo Bernardo, prefeito Jabes Ribeiro e deputado João Leão

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu ao prefeito Jabes Ribeiro, durante audiência em Brasília, que vai analisar com sua equipe técnica uma solução que permita a participação de Ilhéus no processo de seleção para o programa Cidades Digitais. Durante a reunião, na qual estava acompanhado dos deputados federais Mário Negromonte e João Leão, ambos do PP, o prefeito ilheense apresentou ao ministro uma série de razões que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

A primeira fase do processo de seleção para o programa Cidades Digitais aconteceu em 2011, mas Ilhéus não foi inscrito, aparentemente por desinteresse da administração anterior. Agora, o processo foi reaberto, mas apenas para localidades com população de até 50 mil habitantes, o que exclui a participação do município ilheense, que possui cerca de 190 mil habitantes, daí a solicitação de Jabes Ribeiro estar sendo feita em caráter excepcional. Apesar de não receber a garantia da inclusão, o prefeito saiu satisfeito da reunião, destacando a boa acolhida do ministro que lhe prometeu solicitar à equipe do Ministério estudar uma forma de tentar acatar o pedido encaminhado e dar uma resposta o mais breve possível.

PAC – O programa Cidades Digitais, que tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas, conta com recursos do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). As cidades selecionadas serão apoiadas com a construção da rede para conexão à internet dos órgãos públicos, como escolas e unidades de saúde, instalação de aplicativos de governo eletrônicos, criação de pontos públicos de acesso à internet para uso livre pela população e a formação e capacitação de servidores públicos para utilização das ferramentas. Por todos estes motivos, a atual administração municipal considera da maior importância a inclusão de Ilhéus.