Gestores de Ilhéus, Itabuna e do Estado discutem projeto de duplicação da BR-415


Discussão sobre duplicação da BR-415-Foto Alfredo-Filho
Discussão sobre duplicação da BR-415-Foto Alfredo-Filho

O prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, e o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, acompanhado de secretários dos respectivos municípios, discutiram com técnicos do governo estadual e da Hydros Engenharia aspectos referentes ao projeto de duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna. Foram analisados a elaboração do termo de cooperação técnica e o plano de gestão urbanística da área onde será implantado o empreendimento, além da ocupação do solo entre as prefeituras dos municípios de Ilhéus e de Itabuna.

Na ocasião, Jabes Ribeiro questionou ainda as medidas que serão adotadas para garantir a qualidade urbanística e ambiental previstas no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para a duplicação da rodovia. O prefeito ponderou também questões ligadas sobre o acesso ao transporte urbano aos bairros de Salobrinho e Banco da Vitória e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), no salão nobre do Palácio Paranaguá. Técnicos da Hydros Engenharia informaram que a obra será executada à margem direita do Rio Cachoeira e terá 18 quilômetros de extensão, mão única, anel rodoviário de contorno, canteiro, acostamento, ciclovia, duas faixas com 2,5 metros de extensão, três pontes de acesso à BR-415, rodovia Jorge Amado, além de projeto urbanístico. O início das obras está previsto para 2015.

Participaram da discussão, técnicos da secretaria estadual de Relações Institucionais, da Casa Civil e do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Entre os secretários municipais de Ilhéus estavam Antonio Vieira (Meio Ambiente e Urbanismo), Isaac Albagli (Desenvolvimento Urbano) e Joaquim Bastos (Planejamento). Também participou da reunião, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro.

Corredor integrado – Com a duplicação da BR, sugere-se que o conjunto viário seja denominado Corredor Integrado Regional. As rodovias vão permitir o maior escoamento de tráfego em toda a região sul, considerando, a implantação de projetos em pauta, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, do Porto Sul, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e do aeroporto. Existe ainda a proposta de requalificar todo o leito da rodovia Jorge Amado para transformá-la em via urbana, com a construção de anéis rodoviários de contornos nos dois municípios.

O secretário Isaac Albagli considerou o projeto de duplicação da BR-415 de vital importância para a região. “A duplicação chega para regularizar o leito da rodovia Jorge Amado, sem esquecer o aspecto urbanístico a ser implantado”, cometou. Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, ressaltou que depois de duplicada, a BR-415, antigo anseio do sul da Bahia, irá melhorar sensivelmente a mobilidade dos estudantes, dos moradores e da população flutuante.

Reunião em Itabuna – Ficou acordado que no próximo mês de abril, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) realizará em Itabuna uma reunião com o objetivo de discutir o andamento do processo de duplicação da BR. O dia e a hora serão divulgados posteriormente.