Anatel dá quatro meses para melhorias na telefonia fixa


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A expectativa é de que a partir de junho os consumidores contem com um serviço de telefonia fixa de melhor qualidade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira o novo “Regulamento de Gestão de Qualidade da Prestação do Serviço Telefônico Fixo” que exige que em 120 dias as empresas apresentem melhor desempenho.

Uma das obrigações das operadoras é realizar pesquisa de satisfação dos clientes, além de cumprir os indicadores técnicos. O número de erros em conta, um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários, não poderá ser superior a 2,5 para cada mil.

Os call centers das companhias de telefonia fixa precisarão ser melhores ou contar com mais postos e mais habilitados, porque a meta será de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários. O gerente de Acompanhamento da Qualidade da Telefonia fixa, Marco Antonio Santana Gomes, disse ainda que chamadas para as centrais têm que ser atendidas em até 20 segundos e que quando o consumidor optar por falar com os atendentes, não poderá esperar mais do que 60 segundos

Outra determinação da Anatel é que em pelo menos 93% das ligações locais terão que ser completadas, já a taxa de completamento de chamadas dos interurbanos (DDDs) e internacionais deverá ser de 92%.

As obrigações valem para as empresas com mais de 50 mil assinantes, isto é, para as grandes empresas, entre elas Oi, Telefonica, Embratel, GVT, CTBC, TIM e Sercomtel. Até o fim do ano passado o país contava com cerca de 44 milhões de telefones fixos.

As empresas menores serão fiscalizadas e avaliadas pela Anatel, mas não terão que cumprir o regulamento. Em setembro de cada ano, disse o gerente, a agência fará estudos para verificar quais são as operadoras de pequeno porte e aquelas maiores que são obrigadas a cumprir as metas do regulamento.

O regulamento foi aprovado na reunião do conselho diretor da agência do dia 20 de dezembro do ano passado, mas passou por uma consulta pública entre abril e maio de 2011 e foi analisada por todos os diretores da Anatel.