Unidades do “Minha Casa” serão entregues dias 19 e 20 de dezembro


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou na manhã desta quinta-feira (22) as obras de construção das 1.300 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida na bairro do Banco da Vitória. Os serviços já estão praticamente concluídos e a previsão é de que a entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse aconteçam já nos dias 19 e 20 de dezembro. O sorteio das casas será realizado na próxima semana, em data ainda a confirmada pela Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em solenidade no Ginásio de Esportes Herval Soledade, das 8 às 17 horas. A representante da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast), Cláudia Macedo Eça, informou que tendo em vista o grande número de beneficiados com o programa, o sorteio acontecerá em dois dias, sendo que a lista com a relação dos beneficiado de cada dia será afixada no Ginásio de Esportes e também na sede da Seast.

Satisfeito com o andamento das obras e com a qualidade dos serviços, Newton Lima destacou a importância do Programa Minha Casa Minha Vida para as famílias que não tinham onde morar ou que viviam em condições de miséria e que agora passarão a dispor de um imóvel próprio e em excelentes condições, com toda uma infraestrutura para uma melhor qualidade de vida. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”, assegurou.

As 1.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.

As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.

Empenho – A princípio surgiram pendências com relação a instalações elétricas hidráulicas, mas o prefeito Newton Lima se reuniu no final do mês de outubro, em Salvador, com a direção a Embasa, Coelba, e Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para cobrar o empenho desses órgãos na solução desses problemas para que as unidades do Minha Casa, Minha Vida fossem entregues o mais rápido possível para os beneficiados. As pendências já foram resolvidas e a previsão é de que em dezembro todas as casas estejam completamente prontas.

Com a entrega das 1.300 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Newton Lima ficará na história da Ilhéus como o gestor que mais investiu em habitação da cidade. Recentemente foram entregues no Teotônio Vilela mais de 120 casas no Alto São João, rua José Petrúcio e Travessa São José. Tudo isso sem contar com as 272 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Federal, uma obra que envolve recursos na ordem de R$ 18 milhões.