Avião que levava cantora Marília Mendonça cai em MG


A cantora Marília Mendonça estava em um avião de pequeno porte que caiu em uma área perto de uma cachoeira na serra na cidade de Piedade de Caratinga, interior de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (5).Ela faria um show em Caratinga.

Segundo a assessoria de imprensa da cantora, todos foram resgatados e passam bem. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais não confirma o estado de saúde dos passageiros: o órgão informou que ainda não têm confirmação de quantas vítimas estavam na aeronave nem do estado de saúde delas. Aparentemente um corpo foi retirado de dentro da aeronave, mostram imagens ao vivo do resgate transmitidas do local do acidente. O Corpo de Bombeiros não confirma.

A assessoria afirmou que no avião inicialmente estavam a cantora, um produtor, um assessor, o piloto e o copiloto. Depois, a assessoria disse que cinco pessoas estavam na aeronave.

A queda ocorreu na tarde desta sexta. O local, na zona rural de Caratinga, é de difícil acesso. Há forte cheio de combustível no local, segundo relatos.

A aeronave é um bimotor Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, de Goiás, prefixo PT-ONJ, com capacidade para seis passageiros. Segundo a Anac, o avião está em situação regular e tem autorização para fazer táxi aéreo.

A cantora postou nas redes sociais embarcando na aeronave, antes do acidente.

Moradores de Ilhéus recebem instruções contra afogamento


Entender, na prática, os procedimentos tomados quando uma pessoa está se afogando foi tema de nova etapa do ‘Treinamento de Salvamento Aquático’, ministrado por integrantes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Ilhéus), para 30 moradores do povoado de Urucutuca. Aula aconteceu na manhã da quinta-feira (4).

As instruções levaram os moradores da região e a população pesqueira para dentro do Rio Almada, próximo à comunidade e lá puderam por em prática tudo o que foi aprendido nas aulas teóricas sobre o protocolo de Suporte Básico de Vida (SBV), técnica de prestação dos primeiros atendimentos até a chegada dos bombeiros.

Conforme o soldado Elton Paixão, um dos instrutores do curso, as aulas foram repassadas para três comunidades pesqueiras e, desta vez, abordou principalmente as técnicas de socorro em ambientes de rios e lagos, onde há maior incidência de afogamento.

“A ideia do projeto é educar essas pessoas sobre a importância e maneira com que uma rápida ação salva vidas. Isso faz parte da nossa rotina de treinamentos e precisamos repassa-lá para a população”, explicou.

Prefeito sanciona leis de revisão salarial dos professores e servidores; retroativo será pago hoje


Foi publicada no Diário Oficial do município de Ilhéus, as Leis de n° 4.131 e 4.132 de 4 de novembro de 2021, que concedem a revisão salarial de 2021 dos servidores públicos municipais, do magistério e da educação básica, com a aplicação do índice de 5,31%, incluindo a complementação salarial dos aposentados e pensionistas.

Segundo o texto legal, a data base para os servidores públicos do magistério e da educação básica é o dia 1° de Janeiro.

Já para os servidores públicos em geral, a data base acordada ficou para o mês de junho do corrente ano.

Segundo a pasta da Administração, o pagamento será efetuado na data de hoje, sexta-feira, 5 de novembro.

Com a sanção da lei pelo prefeito Mário Alexandre, após a tramitação na Câmara municipal, o valor do ticket alimentação aumentou para R$ 500,00.

“Valorização dos servidores públicos, do professor e dos trabalhadores da educação. Esse é um compromisso nosso, firmado desde o meu primeiro mandato. E assim será mantido por entendermos que as categorias são dignas e merecem ser respeitadas em seus direitos. Sem dúvidas, mais uma vitória para os servidores, nossos trabalhadores da educação e para a nossa rede municipal, refletindo na melhoria da qualidade do serviço público e do ensino dos nossos alunos. Vamos em frente!”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Informações da Prefeitura de Ilhéus.

Estrada baiana é a terceira com maior fluxo no último feriado


O feriado prolongado de finados foi mais uma oportunidade para os brasileiros conseguirem viajar e, consequentemente, aumentarem o movimento nas estradas. O terceiro pedágio com mais movimento nesse período no país fica localizado na Bahia, no km 14 da BA 099 em direção a capital. Lá, foi registrado um aumento de 37% no movimento.

O levantamento feito pela Veloe, empresa de mobilidade e gestão de frotas, comparou o número de transações de pagamento automático nos pedágios de seus usuários com a média da semana anterior.

Ilhéus:Gurita é substituído da relatoria da CEI do Transporte Público


Gurita não compareceu reunião com presidente Fabrício e membro Claúdio Magalhães.

Conforme divulgamos mais cedo, o vereador Gurita não compareceu à primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do transporte. Segundo informações chegadas ao Blog Agravo, o presidente da comissão, Fabrício Nascimento (PSB) e o membro Cláudio Cardoso (PC do B), destituíram Gurita se baseando no Regimento Interno.

Cláudio Magalhães vai ocupar a vaga de relator.

Segundo uma fonte do Blog Agravo, o regimento diz que não pode faltar a primeira reunião sem justificativa prévia. Por entenderem que não há possibilidade para a redesignação desta sessão de instalação para outra data, devido aos prazos regimentais, os membros da C.E.I que se fizeram presentes designaram como presidente da Comissão o vereador Fabrício Nascimento e como relator o vereador Cláudio Magalhães, restando ao vereador Gurita a condição de membro.

O clima na política ilheense está quente!

Confira a Ata da reunião: 

Exclusivo: Gurita falta a reunião e entra na justiça contra composição da CEI do Transporte Público em Ilhéus.

Exclusivo: Gurita falta a reunião e entra na justiça contra composição da CEI do Transporte Público em Ilhéus.


Marcada para acontecer hoje às 8h, até as 10h a primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do transporte não havia começado. Segundo informações, só compareceram os vereadores Fabrício Nascimento (Presidente) e Cláudio Cardoso (membro).

O relator da CEI e líder do governo no Legislativo, o vereador Gurita não compareceu à reunião. O Blog Agravo entrou em contato com relator, que afirmou “Isso aí é na Justiça”, informando que judicializou o pedido da troca da presidência da CEI, de Fabrício Nascimento pelo vereador Eder Junior.

Na sessão desta quarta-feira (03), os vereadores debateram o pedido da troca do presidente da comissão, alguns a favor da mudança afirmaram que o Regimento Interno no art 47, & 4º, fala que os líderes da minoria e maioria têm que encaminhar por escrito até o início da sessão seguinte a relação dos vereadores membros da comissão.

O presidente da Câmara, Jerbson Moraes, e vereadores da oposição, alegam que o líder do governo, Gurita apresentou o nome de Fabrício para a presidência via hora, onde foi lavrada a ata e vídeo com os nomes indicados.

A tentativa de retirada de Fabrício da presidência se dá no entendimento da base do governo, que o vereador segue a orientações do seu pai, o ex-vereador Jailson Nascimento, hoje pessoa não grata no governo.

Vale lembrar que Jailson apoiou a reeleição de Mário Alexandre.

Ilhéus:Gurita é substituído da relatoria da CEI do Transporte Público

Justiça de Goiás abre inscrições para concurso com quase 100 vagas


Foto ilustrativa.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) está com inscrições abertas para o concurso público de analista do Poder Judiciário para atuar em diversas regiões do estado. Ao todo, são 95 vagas com salários de até R$ 4.259,86.

As inscrições tiveram início no dia 28 de outubro e seguem até 29 de novembro. Quem estiver interessado deve acessar o site do Centro de Seleção (CS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) para fazer a inscrição.

Clique para ler o edital

As vagas são destinadas para pessoas com ensino superior completo ou graduados em Direito. De acordo com o TJGO, as vagas serão preenchidas conforme a necessidade em cada região.

O valor da taxa de inscrição do concurso é de R$ 115 para o cargo de analista judiciário – área de apoio judiciário e administrativo. Já para o cargo de analista judiciário – área judiciária – custa R$ 127,70.

Conforme o edital, pessoas com baixa renda e inscritos no programa CadÚnico, doadores de sangue, doadores de medula óssea e doadores de leite materno podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Eleições 2022: cidadãos têm seis meses para regularizar o título


Foto divulgação.

Para votar nas Eleições 2022, os cidadãos que estão com pendências no título de eleitor têm seis meses para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, a contar desta quinta-feira (4).

Isso porque o cadastro eleitoral deverá ser fechado no dia 4 de maio, 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91). Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro. Ou seja, os brasileiros voltarão às urnas no dia 2 de outubro de 2022 para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Passo a passo

A regularização do documento pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento.

Antes de qualquer alteração, é ideal que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas. Se for o caso, basta gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento e aguardar a identificação da quitação pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito.

Documentação

Após conferir a situação eleitoral, reúna os dados que serão anexados ao requerimento – realizado por meio do sistema Título Net, no site do TRE correspondente. Será necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

– Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver).

– Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

– Faça, também, uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

As imagens devem estar totalmente legíveis, com o tamanho de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG. Em caso de dúvidas, localize aqui o contato telefônico do tribunal do seu estado.

O requerimento será concluído após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados, e você poderá acompanhar o procedimento por este link.

Em menos de três horas, Itabuna registra chuvas de até 42 milímetros


Nesta quinta-feira, dia 4, em menos de três horas, Itabuna registrou um volume de até 42,63 milímetros de chuvas na área de Nova Ferradas, 40,28 mm, no São Caetano, e 37,2 na área central da cidade. A informação é da Defesa Civil do município com base em dados das estações instaladas no município pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com a diretora da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Eliciane Reis, a central 153 recebeu apenas quatro chamados no período mais grave das chuvas relativas a alagamento. Os pontos mais críticos foram: avenidas Juca Leão e Cinquentenário e Praça Adami, onde a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e Emasa fizeram reparos.

A Superintendência de Serviços Públicos também recebeu chamados para atender alagamento numa área próxima ao Centro de Cultura Adonias Filho na extensão da Avenida do Cinquentenário, cujos bueiros estiveram entupidos por lixo.

“A redução nos chamados é fruto do trabalho preventivo e de monitoramento de áreas de risco, limpeza de bueiros e canais, coleta de lixo e de entulhos executados pela Prefeitura de Itabuna”, destaca Eliciane Reis. A previsão dos órgãos federais, como Cemaden, e estadual, como Inema, é que até amanhã chova até 50 milímetros em Itabuna, já que há frente fria estacionária no litoral e parte do interior baiano.

Equipes da Diretoria de Defesa Civil e da Superintendência de Serviços Públicos estão nas ruas visitando locais de risco, entre eles, a Nova Mangabinha, Córrego Água Branca, no São Roque, e Bairro de Fátima, próximo ao Hospital Manoel Novaes, além do Canal do São Caetano.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos no território brasileiro. É um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Covid-19: mais de 14 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada


Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 em atraso de mais de 15 dias. A informação foi divulgada hoje (4) no segundo Boletim VigVac, produzido pela Fiocruz Bahia, com base em dados até 25 de outubro.

Os pesquisadores ressaltam que o número de pessoas com a dose em atraso de mais de 15 dias duplicou, entre 25 de setembro e 25 de outubro, saltando de cerca de 7 milhões para 14.097.777. Cerca de metade dos atrasados já deveria ter tomado a segunda dose há mais de 30 dias e 14% deles já perderam o prazo há mais de 90 dias.

A análise levou em conta apenas atrasos de mais de 15 dias por considerar o tempo de entrada das informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e por entender que um tempo curto de atraso pode ocorrer por motivos de dificuldade de agendamento e indisponibilidade das pessoas para se vacinarem. Além disso, os pesquisadores ponderam que o risco individual não é elevado em um intervalo relativamente curto de demora na conclusão do esquema vacinal.

Entre as vacinas utilizadas no Brasil, AstraZeneca, Coronavac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose para que a imunização seja considerada completa. O número de atrasos para a AstraZeneca é de 6.739.561; Coronavac, 4.800.920; e Pfizer, 2.557.296. Os dados do atraso na segunda dose podem ser consultados em um painel mantido pela Fiocruz Bahia.

Motivos

Os pesquisadores alertam que o atraso diagnosticado no sistema de informações do Ministério da Saúde pode ser justificado por diferentes razões, como a própria demora em buscar a segunda dose, a lentidão para registro na base de dados, o esgotamento e a sobrecarga das equipes de gestão, vigilância e atenção à saúde, a disseminação de notícias falsas sobre a imunização, a falta de estoque de reserva de imunizantes e mortalidade, dentre outros.

Apesar dessa variedade de possibilidades, a pesquisa ressalta que os gestores de saúde devem fazer uma análise cuidadosa para identificar as causas mais prováveis do atraso em cada localidade. “Este diagnóstico será útil para orientar as ações de estímulo à população para completar o esquema vacinal”, recomendam.

“É fundamental adotar estratégias para aumentar a adesão ao esquema vacinal completo, uma vez que os estudos sobre efetividade de vacinação têm demonstrado que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina. Também foi mostrado que a proteção contra as novas variantes do Sars-CoV-2 é mais efetiva somente após duas doses da vacina.”